2022/06/14

Apple justifica Stage Manager apenas no iPad com M1

O Stage Manager do iPadOS 16 apenas está disponível para os iPads com chips M1, e a Apple explica porquê.

Com o iPadOS 16 a Apple aplicou no iPad uma nova forma de multitasking e gestão de janelas - Stage Manager - idêntica à que tem no novo macOS Ventura. É uma melhoria bem vinda, apesar de ainda ter aspectos a melhorar, mas grande parte dos utilizadores com iPads não poderá tirar partido dela, já que é algo que só fica disponível nos iPads com M1.

A Apple diz que o Stage Manager tem exigências bastante elevadas a nível de quantidade de RAM, SSD, compressão, para manter até 8 apps activas, em simultâneo com um ecrã externo, e mantendo a fluidez de imagem e toque. Algo que apenas é conseguido com um chip M1.


Claro que as explicações não serão suficientes para calar todas as críticas, havendo os que dizem que a Apple poderia manter um Stage Manager mais limitado (por exemplo, sem monitor externo e com apenas quatro apps) nos iPads Pro das gerações pré-M1. Mas, facilmente se percebe que a Apple também queira incentivar os utilizadores / clientes a trocarem para um novo iPad - especialmente tendo em conta que os iPads são normalmente mantidos durante muito mais tempo que um iPhone.

2 comentários:

  1. É incrível... Os gajos fazem sempre isto e a malta come. Safam-se sempre.

    Quando anunciam o m1 o discurso é : "melhor chip, mais rápido 5 mil milhões de zillions vezes que o antigo... 1002% mais eficiente, 50% menos energia... E continua.. A lista de adjetivos e características.

    Passo 1 ano... O discurso é:

    " Demasiado exigente"

    ¯ _ (ツ) _ / ¯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a malta for na conversa, o dinheiro entra em força e os accionistas ficam contentes. Só a título de exemplo, o kit de desenvolvimento do MacOS vinha com um A12Z (ou similar) e fazia swap, multitasking com muitas apps, etc etc sem problemas. Agora imagina um iPadOS mais leve e se limitassem a 4 apps....

      Outra de rir: a saída de vídeo em que há resize para 16:9 só está activo nos M1?! Até em Android antigos com chip fracos isso funciona. E agora a Apple quer convencer que um chip super potente não consegue? ... cada vez pior esta Apple.

      Eliminar