2022/06/28

Google Hangouts morre em Novembro

O sofrimento prolongado da Google nos serviços de mensagens irá terminar em Novembro, com o encerramento definitivo do Hangouts.

A saga da Google nos serviços de mensagens parece ter finalmente um fim à vista, depois de toda a confusão no lançamento e encerramento de serviços repetidos, separação e junção dos mesmos, e tudo para fazer algo que o Hangouts já fazia desde sempre e bem.

Depois de já ter encerrado o Hangouts para os utilizadores empresariais, a Google diz que começou a fase final de transição dos demais utilizadores para o novo Google Chat. Quem ainda utilizar a app Hangouts começará a ver uma mensagem a direccionar os utilizadores para o Google Chat; quem utilizar o Hangouts no Gmail na web começará a ver o pedido de transição a partir do próximo vez. O Hangouts continuará funcional até Novembro, e ainda dará um aviso final do seu encerramento com um mês de antecedência.
Infelizmente, por esta altura a Google já terá perdido toda a credibilidade que tinha a nível de serviços de mensagens.

É certo que manter o Chat integrado no Gmail (web e mobile) faz com que o serviço de mensagens continue a estar sempre à mão para quem passa grande parte do dia no Gmail; mas isso de nada serve quando todas as pessoas com quem se falava via Hangouts já fugiram para outros serviços como o WhatsApp, Messenger, Telegram, Discord, Slack, Signal, ou outros. E não deixa de dar pena que depois ainda se tenha que assistir à Google a apresentar "grandes novidades" no Chat, que os utilizadores recordarão que já existiam "desde sempre" no velho Hangouts - que até permitia coisas como enviar desenhos rabiscados no momento, ou até fazer partilha do ecrã, conversas de áudio/vídeo, chamadas em grupo, entre muitas outras coisas.

Ao menos, acaba-se com o sofrimento de ainda manter o Hangouts em paralelo com os novos serviços. Mas a morte do Hangouts, morre também a era em que a Google ainda tinha conseguido alguma relevância nos serviços de mensagens. A sua única esperança agora é tirar partido da futura exigência da UE dos serviços de mensagens e videochamadas permitirem a interoperabilidade, mas veremos que tal isso corre.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)