2022/06/20

Meta prepara óculos VR com qualidade igual à realidade

A Meta tem grandes ambições para a realidade virtual, e diz estar a trabalhar no sentido de criar óculos VR que sejam indistinguíveis da realidade.

Recentemente foi revelado que os próximos óculos VR da Meta seriam destinados apenas a developers, e agora percebe-se um pouco mais das suas intenções. O seu objectivo - e, na verdade, o de todos os que trabalham nesta área - é criar óculos que sejam indistinguíveis da realidade.

Ou seja, óculos que tenham uma resolução com píxeis indetectáveis e equivalente a uma visão perfeita, com profundidade de campo para permitir que os olhos foquem em objectos mais próximos ou mais distantes, com campo de visão que preencha a quase totalidade do nosso campo visual sem distorções das lentes, e capaz de produzir imagens HDR de alta luminosidade e alto contraste.
A Meta diz que já atingiu algumas destas coisas nos seus protótipos, como obter uma resolução que permite a leitura da última linha da tabela de testes de visão; ou óculos com ecrãs que podem atingir uma luminosidade de 20.000 nits; no entanto, isto em modelos diferentes criados especificamente para o efeito, e com outras limitações. Por exemplo, para melhorar a resolução o campo de visão foi reduzido para metade, e o de alto brilho contém volumosas ventoinhas para evitar que o conjunto aqueça excessivamente.

Ainda estamos a (muitos?) anos de distância até que todos os objectivos sejam atingidos e combinados em óculos que sejam compactos, e ainda mais anos até que o seu custo de produção seja reduzido para valores compatíveis com as expectativas dos consumidores. Mas, é bom saber que há quem esteja a trabalhar nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)