2022/06/21

Notícias do dia

iOS 16 dispensa CAPTCHAs; Xiaomi apresenta novos produtos em Paris; Google TV ganha perfis para múltiplos utilizadores; Philips Hue ganha sistema de calhas e botão rotativo; QNAP enfrenta nova vaga de ransomware.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador USB Bluetooth para ficha 3.5mm.

MS remove análise facial

A Microsoft vai remover os serviços de análise facial que disponibilizava, que permitiam estimar a idade, género, e até estado emocional de pessoas através do rosto, justificando-o como sendo uma medida responsável para evitar potenciais abusos da utilização desta tecnologia.

No passado já por cá tínhamos falado destes sistemas da MS, que permitiam estimar a idade e sexo, e também ajudar a identificar alunos distraídos durante as aulas remotas. A questão é que, mesmo sem a ajuda da MS, não faltam alternativas que prometem fazer coisas idênticas (ou ainda mais invasivas) que poderão continuar a ser utilizadas. Algo que deixa no ar a questão: será que esta remoção terá algum efeito prático?


Falha na Cloudflare deixou milhares de sites inacessíveis

A Cloudflare facilita a vida a incontáveis empresas e serviços na internet, mas quando falha significa que os problemas são a multiplicar. Uma falha que parece ter afectado principalmente os utilizadores dos DNS da Cloudflare (1.1.1.1) deixou todos esses sites inacessíveis.

Embora o problema tenha sido resolvido rapidamente, em cerca de uma hora - todos os minutos são longos demais quando se trata de querer aceder a um site, ou serviço, e nos depararmos com um erro.


Coreia do Sul chega ao espaço

A Coreia do Sul lançou o seu primeiro satélite para a órbita terrestre usando um foguete coreano. O Nuri transportou um conjunto de satélites - que fizeram questão de referir que não têm aplicação militar - incluindo um satélite de testes que irá avaliar o comportamento de antenas e outros componentes, para validar futuros satélites.

De momento ainda nenhum país tem capacidade para igualar o ritmo de lançamentos da SpaceX com os seus foguetes reutilizáveis, que também já estão certificados para o transporte de astronautas. Mas, sem dúvida que há muito interesse, de múltiplos países, de tentarem assegurar a auto-suficiência a nível de atingir a órbita terrestre.


SLS passa teste de abastecimento - com "batota"

A NASA anunciou o sucesso do teste de abastecimento do SLS para a missão Artemis 1 que marcará o regresso à Lua, mas não sem incidentes.

Apesar do abastecimento ter sido concluído, houve uma fuga de hidrogénio que foi explicitamente ignorada para permitir que o teste prosseguisse. Caso o mesmo tivesse acontecido durante o lançamento real, o incidente teria sido suficiente para abortar o processo de contagem decrescente, o que revela que o SLS continua a ser uma dispendiosa dor de cabeça para a NASA.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O BitTorrent foi criado em 2001 por Bram Cohen, frustrado com a lentidão dos downloads em sistemas como o FTP quando existiam centenas ou milhares de utilizadores simultâneos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)