2022/07/28

Cabos de fibra óptica podem espiar pessoas a quilómetros de distância

Cientistas chineses descobriram que é possível utilizarem-se cabos de fibra óptica para escutar pessoas a quilómetros de distância.

Quando se fala de fibra óptica a maioria das pessoas irá associa-los a coisas como uma ligação de alta-velocidade à internet em casa, ou a possibilitarem os cabos submarinos que transportam terabytes todos os dias em redor do planeta. Mas, as suas capacidades vão muito para além disso.

As propriedades das fibras ópticas fazem com que também sejam excelentes para detectar qualquer tipo de movimento com alta precisão, sendo utilizadas há muito tempo para monitorizar potenciais deformações em construções como prédios e pontes, ou alterações no terreno que podem prenunciar terramotos. Mas, essa precisão vai ainda mais longe do que se pensava. Utilizando equipamento ultra-sensível, é possível detectar as vibrações de vozes de pessoas a mais de um quilómetro de distância.

Apesar de ser tecnologicamente incrível, a sua aplicação prática revela-se bastante mais limitada, pois seria complicado encontrar uma área onde apenas existisse uma pessoa a falar num raio de vários quilómetros, sem outras interferências de ruídos (carros, máquinas, animais, etc.) Mas, a coisa muda de figura reduzindo-se as distâncias, no caso de se conseguir ter acesso a uma fibra que vá directamente até um escritório ou residência, facilitando o processo de tentar escutar o que lá for dito - sendo funcionalmente equivalente a transformar qualquer ponto de acesso com fibra num potencial microfone.

Mais uma táctica que se junta a todos os outros métodos de espionagem que parecem saídos de histórias de ficção científica, mas que se são realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)