2022/07/29

Samsung "Repair Mode" protege dados durante as reparações

O novo "Repair Mode" permite manter os dados dos utilizadores a salvo durante operações de reparação sem necessidade de fazer reset completo ao smartphone.

Levar um smartphone para reparar é algo que se torna triplamente inconveniente: em primeiro lugar por causa da avaria em si e da despesa; em segundo lugar por se ficar sem o preciso smartphone durante o período da reparação; e em terceiro lugar por ser, quase sempre, recomendado (ou até exigido) que seja feito um reset completo ao smartphone para que não haja o risco dos nossos dados poderem ser acedidos indevidamente. Pois bem, este último passo poderá em breve ser dispensado nos Samsung.

A Samsung está a preparar um modo especial "Repair Mode", que faz com que o smartphone faça reboot para um modo especial em que todos os dados ficam escondidos e inacessíveis, sendo funcionalmente equivalente a ter o smartphone completamente limpo. A diferença é que, depois do dono voltar a ter acesso ao smartphone, poderá desactivá-lo usando a sua impressão digital ou código PIN, voltando a ter acesso a todos os seus dados e apps após novo reboot.
É uma excelente opção que dará mais tranquilidade a quem deixa o smartphone numa loja para fazer algo tão simples quanto uma troca de bateria, mas por agora é algo que parece estar limitado apenas ao Galaxy S21 e apenas na Coreia do Sul. Esperemos que seja uma opção que em breve possa ser lançada para todos os modelos e de forma global, e que inspire outros fabricantes a disponibilizarem um modo idêntico. É que, muitas vezes, torna-se mais inconveniente fazer todo o processo de reset e posterior restauro de apps e dados, do que propriamente a reparação em si.


Actualização: já começou a chegar ao resto do mundo.

1 comentário:

  1. A Apple já tem um modo diagnóstico desde o 6, ou antes.

    ResponderEliminar