2022/07/07

FBI e MI5 alertam para espionagem da China

Os directores do FBI e do MI5 juntaram-se para um anúncio conjunto dos riscos de espionagem da China no ocidente.

Christopher Wray da agência norte-americana e Ken McCallum da agência britânica referem que a China tem um curso um plano de várias décadas em que tem tentado obter o máximo de segredos industriais, das mais variadas áreas, para conseguir uma vantagem tecnológica e económica, tirando partido da sua economia de escala que, neste momento, nenhum país ocidental consegue acompanhar.

Os alertas são válidos, e muitas indústrias já terão sentido isto na pele mesmo sem necessidade de qualquer alerta. Por outro lado, é impossível esquecer que mesmo entre os supostos amigos aliados, não faltam casos de espionagem, que relembram que - no fundo, todos andam a fazer o mesmo, mas esperando não ser apanhados. E, a nível da indústria, a maioria das empresas bem pode querer guardar os segredos, mas depois recorre à mão de obra imbatível na China para produzir os milhões de produtos que quer lançar no ocidente (e também na China, apetecível mercado apesar de todas as condicionantes e exigências).

Infelizmente, para o bem e para o mal, vivemos num mundo em que as próprias ideologias sucumbiram ao poder do dinheiro, sendo isso o que ultimamente acaba por ditar as amizades e inimizades pelo mundo fora, e as políticas que beneficiam e penalizam os cidadãos.

1 comentário:

  1. Sem dúvida alguma, no fundo, os cidadãos (pagadores de impostos) serão sempre os mais prejudicados.

    ResponderEliminar