2022/07/26

Notícias do dia

NOS dá cinema ilimitado este Verão; automóvel eléctrico Sono Motors Sion vem com painéis solares a toda a volta; Rússia abandona ISS em 2024; fãs criticam Instagram por querer copiar o TikTok; Google Play faz 10 anos e retoca logo; e Amazon Prime vai aumentar na Europa.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10.

Redes sociais perdem terreno para apps de mensagens

Na sua ânsia de replicarem o TikTok, algumas das apps tradicionais de redes sociais estão a afastar os seus utilizadores, e quem ganha com isso são os serviços de mensagens.

São cada vez mais os criadores e influenciadores que têm reduzido o tempo passado no Instagram e Facebook e apostado no Telegram, Discord e Geneva. Apps de mensagens que têm multiplicado funcionalidades nos últimos anos, mas que - principalmente - continuam focadas no seu objectivo principal de serem um canal de comunicação. Isto em contraste com plataformas como o Facebook, que chega ao ponto ridículo de pedir que os utilizadores paguem se quiserem ter a certeza que as suas publicações serão apresentadas aos amigos e pessoas que expressamente escolheram seguir essa página.

Parece que, mais do que ter superado as plataformas instituídas, o TikTok também poderá em breve adicionar a "morte das redes sociais tradicionais" à sua lista de feitos.


Sony PSVR2 vai mostrar área segura

A Sony revelou mais alguns detalhes sobre os seus próximos óculos PlayStation VR2.

Os óculos vão ter um modo de visão do mundo real, que permite ver o que temos em nosso redor sem necessidade de os remover da cabeça, e poderemos digitalizar a divisão em que estamos para definir as áreas seguras, para evitar indesejáveis colisões com móveis e outros elementos - que por vezes podem resultar em danos dispendiosos (como um televisor partido) ou até ferimentos.

Também haverá modos para captura de vídeo, que combinam o que se está a ver nos óculos com a imagem real dos utilizadores, usando a câmara da PlayStation, e que facilitarão o processo de fazer livestreaming ou criar vídeos para posterior partilha.


Apple com mais de 200 patentes nos automóveis

Apesar dos rumores sobre o "carro da Apple" circularem há anos, há alguns aspectos que confirmam, para além de qualquer dúvida, os interesses da Apple neste sector.

São já mais de 200 patentes relacionadas com automóveis que a Apple registou nos últimos anos, abrangendo áreas como a condução autónoma, realidade aumentada, navegação, interligação com iPhones, gestão de baterias, e outras,

Recentemente a Apple também revelou as suas intenções para se "infiltrar" nos automóveis das demais marcas, disponibilizando um sistema para o interface dos mostradores, que os fabricantes podem personalizar, mas que garante total fluidez e fácil integração com o CarPlay - que simplifica a vida aos fabricantes, mas simultaneamente os deixa mais dependentes da Apple.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro módulo da Estação Espacial Internacional (ISS) foi o Zarya lançado em 1998, tendo ficado concluída oficialmente em 2011 na missão STS-135 do Space Shuttle Atlantis - embora desde então tenha recebido diversas melhorias e expansões.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)