AI AlphaFold revela todas as proteínas conhecidas; Asus apresenta ZenFone 9; PlayStation 5 ganha pastas de jogos e modo 1440p; ataques começam 15 minutos após vulnerabilidades serem reveladas; e Rootkit UEFI CosmicStrand resiste à reinstalação do sistema.
Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10.
Google Play aperta regras contra apps abusivas
A Google está a apertar as regras na Play Store para combater apps abusivas.A partir de agora as apps deixam de poder apresentar publicidade full-screen durante o arranque, quando se começa um nível de um jogo, ou durante um jogo; a publicidade full-screen tem que permitir encerrar o anúncio passados 15 segundos; há mais restrições a nível dos símbolos que podem ser usados nos icons das apps, para que não se façam passar por apps oficiais.
Também há restrições nas apps VPN que podem ter efeitos secundários criticáveis. As apps de VPN deixam de poder fazer tracking de utilizadores ou injectarem publicidade, mas o problema é que estas regras podem também impedir serviços como a VPN da DuckDuckGo de bloquear cookies - algo que ainda terá que ser esclarecido.
Placas gráficas sofrem com consumo energético
Em era de restrições energéticas, com corte de acesso ao gás russo, o consumo dos data centers, etc. o próximo alvo poderá ser a nova geração de GPUs.Enquanto os CPUs já caíram sob a alçada da importância da eficiência, com Intel e AMD a terem que moderar a sua corrida pelo desempenho sem poderem tornar ainda mais gastadores; parece que o que se segue são os GPUs, que actualmente continuam a ter "carta branca" para gastarem o que for preciso. A próxima geração de GPUs da Nvidia e da AMD deverá ser ainda mais gastadora sem trazer melhorias substanciais de desempenho, levantando críticas sobre se será esse o caminho a seguir.
Google melhora edição de vídeo nos Chromebooks
A Google está a melhorar as capacidades de edição de fotos e vídeo nos Chromebooks.A edição de vídeo tem sido um dos pontos fracos no Chrome OS, mas a Google parece estar finalmente a tratar do assunto. Se em termos de edições de fotos temos excelentes ferramentas como o Photopea, a nível de edição de vídeo as coisas complicavam-se significativamente. Mas, em breve, poderemos fazer edição de vídeo no Google Photos, e para quem desejar algo ainda mais potente, chega a excelente notícia de que o LumaFusion, um dos melhores editores de vídeo no iOS, também vai ficar disponível nos Chromebooks.
Curtas do dia
- O estado dos táxis autónomos na China
- Os direitos de autor sobre a arte gerada por AI
- Facebook deixa de pagar pelas notícias nos EUA
- Mais de 30 empresas já estão de olhos postos nos dados recolhidos pelos automóveis
Resumo da madrugada
- Asus revela ZenFone 9
- OnePlus 10T com 16 GB de RAM
- Twitter testa estados para cada tweet
- Monitor LG LG 29WP500-B a €189
- Monitor portátil Arzopa 15.6" USB-C a €169
- Huawei apresenta MatePad Pro 11 com 449 g
- PlayStation 5 ganha pastas de jogos e modo 1440p
- AI AlphaFold revela todas as proteínas conhecidas
- Rootkit UEFI CosmicStrand resiste à reinstalação do sistema
- Ataques começam 15 minutos após vulnerabilidades serem reveladas
Curiosidade do dia: O primeiro rootkit foi escrito em 1990 por Lane Davis e Steven Dake para o SunOS UNIX da Sun Microsystems. Em 1999 chegou primeiro rootkit malicioso para Windows NT, chamado NTRootkit, escrito por Greg Hoglund.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)