2022/08/18

BMW prepara série M eléctrico

Depois dos modelos comuns, a BMW prepara-se para lançar o primeiro "M" 100% eléctrico, antecipado com um pião a 360º que se começa a popularizar entre os eléctricos com quatro motores.

A transição da BMW para os eléctricos tem sido algo curiosa, por um lado apostando em modelos inovadores como o BMW i3, mas por outro lado lançando modelos eléctricos que são apenas uma adaptação dos modelos criados para motores a combustão, incluindo os ridículos túneis para a transmissão que roubam espaço no habitáculo. Mas, apesar disso, agora dá mais um importante passo que revela o compromisso para um futuro eléctrico, celebrando o 50º aniversário do início da série M com a apresentação de um M eléctrico.

Depois de se superar o peso da nostalgia e do adeus dos motores V8 (e V10), depressa se constata que é uma despedida que apenas abre as portas para gerações M ainda melhores, e com capacidades "sobre-naturais" em termos automobilísticos, imediatamente demonstradas com um pião a 360º sobre si mesmo, possível graças ao controlo independente dos quatro motores eléctricos, um para cada roda.


A transição para os motores eléctricos abre toda uma nova gama de potencialidades dinâmicas, com o controlo instantâneo de cada roda, de forma que não era possível nos automóveis dependentes de um motor a combustão. Seguramente iremos ver coisas fantásticas a surgirem nos próximos anos em termos de desportivos eléctricos - e se a Tesla não se adianta a concretizar o seu prometido Roadster, ainda se arrisca a que seja apenas um "carro normal" pela altura em que finalmente for lançado.

1 comentário:

  1. Por este andar ainda vão ter de meter filtros de partículas junto às rodas...

    ResponderEliminar