2022/08/26

França prepara "radar" anti-ruído

Os fãs dos escapes alterados vão passar a ter a vida dificultada em França, com a chegada de "radares" anti-ruído.

Quem é que não terá já praguejado quando, a meio do silêncio da noite, se ouve uma moto ou carro alterado, ainda a quilómetros de distância, a fazer um barulho infernal que se vai aproximando, e depois distanciando, acordando todas as pessoas nos arredores e, por vezes, até fazendo disparar alarmes? É uma raça que poderá estar em vias de extinção - e para isso contribuirá a transição para os veículos eléctricos, mais silenciosos - mas que ainda tem potencial para fazer desesperar milhares de pessoas por muitos anos.

Em França, estuda-se a utilização de sistemas de detecção destas infracções, consistindo em módulos com vários microfones e câmara, que conseguem detectar ruídos excessivos e determinar a sua localização, permitindo multar imediatamente ao estilo dos radares de controlo de velocidade.
Valha-nos que, na Europa, estes sistemas sejam usados apenas para perseguir os "barulhentos" e permitir que os cidadãos tenham noites descansadas. Nos EUA há sistemas idênticos que são usados para detectar e localizar disparos de armas.

2 comentários:

  1. hummm Big brother is watching you, right?!
    Se depois houver uma versão tuga terá a câmara de ter AI ou então ler um futuro chip nos veículos porque nas motas a maioria tem a chapa da matrícula digamos que em modo blur eheheh
    E há que pensar no vizinho que faz barulho fora de horas, obras, cães a ladrar a noite toda na varanda de 1 m², desacatos na via publica, uso e vazamento do vidrão quando cheio, rotas de aproximação ao aeroporto,... ui ui vão ser precisos muitos detetores ou então apostar na educação cívica ;)

    ResponderEliminar