2022/08/10

Google lança campanha para que Apple adira ao RCS

A Google volta a tentar fazer com que a Apple adira ao RCS de forma voluntária, antes de potencialmente ser obrigada a isso por força legislativa.

A guerra das mensagens entre iPhones e Android continua a dar que falar, e agora a Google reforça a ofensiva com mais uma campanha que apela publicamente à Apple que adira ao standard RCS, a nova versão das SMS que lhes dá capacidades idênticas às dos modernos serviços de mensagens, incluindo envio de fotos em alta-resolução, encriptação E2E, e indicadores de estado de quando se está a escrever.

Esta não é a primeira campanha da Google a pedir isto à Apple, e é preciso não esquecer que embora o iMessage tivesse sido apresentado como sendo um standard aberto que estaria disponível noutras plataformas, já foram revelados documentos internos da Apple que confirmam que a Apple não disponibilizou o iMessage nos Android para garantir que os utilizadores ficariam presos no iOS e nos iPhones.

Veremos se a Apple acede aos pedidos da Google, ou se aguenta até ao final, até ser forçada a fazê-lo pelas exigências europeias de interoperabilidade entre serviços de mensagens.

2 comentários:

  1. É engraçado que no meu círculo de amigos...e até trabalho, família. Quase ninguém usa sms é tudo whatsapp. E nesse círculo de pessoas que por sua vez tem os seus próprios amigos... Volta a acontecer o mesmo, praticamente ninguém usa sms. É tudo whatsapp ou alternativa Facebook chat (telegram é raro).
    Isto para dizer que nunca senti esta "descriminação"
    Mas pronto... Vale o que vale.
    Será uma coisa dos Estados Unidos?

    ResponderEliminar
  2. Por aqui, nos círculos de amizades e família, os programas de mensagens instantâneas também têm substituído quase a cem por cento as SMS.

    ResponderEliminar