2022/08/25

Notícias do dia

A compra de Volvo XC40 torna-se pesadelo após problemas "fáceis de resolver" que permanecem após múltiplas idas à oficina; a Sony PS5 aumenta para os €549; erro do Facebook envia comentários para todos; análise ao SPC Zeus 4G Pro; e hospital francês paralisado por ransomware.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Plex recomenda troca de passwords

Se utilizam o Plex é recomendável trocarem a password, na sequência de um ataque que terá conseguido aceder a informação do serviço contendo emails, usernames e hashes das passwords.

Embora as hashes sejam teoricamente indecifráveis, não evita que as mesmas possam ser crackadas por métodos de brute-force ou no caso em que os utilizadores usaram passwords inseguras ou populares. Como sempre, o ideal é utilizar passwords longas, aleatórias, e que não sejam utilizadas em mais que um serviço. No caso de serviços que considerem críticos, é também indispensável a activação dos métodos 2-factor, para que a password, por si só, não permita que um atacante se apodere da conta.


Waze encerra partilha de boleias

O Waze vai encerrar o serviço de partilha de boleias (carpooling) que estava disponível nos EUA, Brasil e Israel.

O serviço tinha sido lançado há cerca de seis anos, permitindo que quem fizesse percursos habituais, como casa-trabalho e trabalho-casa, pudesse encontrar outras pessoas interessadas e dar-lhes boleia. No entanto, a empresa (que pertence à Google) diz que o serviço apenas fazia sentido na era pré-Covid, e que explorará novas formas de disponibilizar serviços úteis para os utilizadores no futuro.

Não deixará de ser estranho que tenha esperado que se ultrapassasse a fase "Covid" (apesar dos casos ainda serem numerosos) para anunciar este encerramento... Mas, já sabemos que a Google tem tradição de encerrar o que bem entende sem se preocupar com o que os utilizadores querem.


Android 13 Automotive com mais privacidade

Com a chegada do Android 13, a Google lança também o Android 13 Automotive.

O Android 13 Automotive - não confundir com o Android Auto - é o sistema que a Google disponibiliza para as marcas que quiserem utilizar o Android como base de funcionamento para o seu carro, e não apenas como sistema para apresentar as apps no ecrã do automóvel. Por agora ainda são (muito) poucas as marcas que aderiram, mas tendo em conta a complexidade crescente dos sistemas, é natural que muitas optem por querer tirar partido do que já está feito, ao estilo do que acontece no sector dos smartphones e do uso do Android.

Neste Android 13 Automotive há suporte para o acesso simultâneo a múltiplas câmaras do veículo, suporte para câmaras amovíveis, suporte para localização UWB, e promessa de maior controlo das questões de privacidade por parte dos utilizadores. Esperemos é que neste Android para os carros as actualizações cheguem rapidamente, para que milhões de utilizadores não fiquem sujeitos a bugs durante longos meses. Basta imaginar o que aconteceria se um bug impedisse os carros de serem carregados, como está a acontecer nos Pixel com o Android 13.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Sony PS5 vem equipada com 16 GB de memória GDDR6 mais 512 MB de DDR4 e um CPU octa-core de 3.5 GHz. A PlayStation original tinha 2 MB de RAM, 1 MB de VRAM, e um CPU que trabalhava a 33.9 MHz (0.03 GHz).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)