Fazendo parte dos elementos críticos para os motores a combustão, o sistema de circulação de água e radiador é essencial para o seu funcionamento.
Podemos estar na recta final dos motores a combustão nos automóveis, mas não deixa de ser extremamente interessante ver como os seus princípios básicos se mantiveram ao longo de um século. Depois de termos visto a importância do óleo e da lubrificação, é a vez do circuito de água e radiador, responsável por manter a temperatura de funcionamento dentro de valores aceitáveis.
Uma vez mais, este vídeo da década de 1930 começa com exemplos extremamente simples que explicam os princípios usados, e que ainda hoje encontramos nos mais modernos motores. E curiosamente, até nos automóveis eléctricos se continua a ter sistemas idênticos para gerir a temperatura das baterias.
2022/09/18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um dos aspetos que achei mais curiosos sobre os carros elétricos, quando procurei um pouco mais de informação detalhada (aqui há coisa de uns 3 ou 4 anos atrás), foi precisamente essa necessidade de manter um "arcaico" sistema de refrigeração baseado em circuito fechado de líquido para o efeito.
ResponderEliminar