2022/09/12

Missão Blue Origin NS-23 sofre falha durante o lançamento

A missão NS-23 da Blue Origin demonstrou o funcionamento do sistema de salvamento, apesar de não ser isso que se esperava.

Transportando uma carga de 36 experiências científicas, a missão NS-23 deveria ser uma missão rotineira de ida ao espaço. No entanto, relembrando que apesar da SpaceX ter feito estes lançamentos parecerem rotineiros, a maioria das empresas ainda está longe de conseguir replicar essa fiabilidade, a Blue Origin sofreu uma falha no seu foguete no ponto crítico em que atingia a maior pressão dinâmica (MaxQ).

Felizmente, este percalço inesperado permitiu pôr à prova o sistema de escape de emergência, com a cápsula a fazer actuar os seus próprios foguetes para se afastar rapidamente do foguete descontrolado.


Neste caso tratava-se de uma cápsula sem tripulação a bordo, mas é bom saber que o sistema funciona caso um dia tenha que ser usado durante um voo com tripulantes humanos.

Ainda assim, trata-se de um revés para a Blue Origin, que vê o seu contador missões bem sucedidas ser reposto a zero, e que terá que enfrentar dúvidas acrescidas da próxima vez que quiser fazer mais dos seus "passeios espaciais" com clientes pagadores. Falta também ver como é que este incidente poderá afectar os seus planos para fazer um lançamento orbital, coisa que também ainda não conseguiu efectuar.

1 comentário:

  1. Acontece, só aqui já têm um histórico melhor do que o da NASA.

    ResponderEliminar