2022/09/12

iPhone 14 Pro Max domina as encomendas

O preço parece não estar a assustar os consumidores no segmento topo de gama, com os iPhone 14 Pro Max a dominarem as encomendas dos novos iPhone.

Para a geração iPhone 14 a Apple fez algumas alterações face à geração anterior, começando por acabar com o iPhone Mini e em seu lugar lançar um iPhone 14 Plus, e também com a decisão de manter o mesmo chip do ano passado nos iPhone 14 normais e apenas usar o novo chip A16 nos iPhone 14 Pro e Pro Max. Foram alterações que chegaram também com um aumento do preço, fazendo com que o iPhone 14 mais barato agora se situe acima dos mil euros.

Agora, as primeiras estimativas sobre a segmentação das encomendas dos iPhone 14 indicam que o modelo preferido está a ser o iPhone 14 Pro Max, um modelo cujo preço base começa nos 1499 euros, e que obrigará a gastar 1629 euros para se ter o modelo "minimamente decente" com 256 GB.
Em contrapartida, as encomendas dos iPhone 14 normais parece estar a ficar aquém das expectativas da Apple. Um fenómeno que parece ter apanhado a Apple de surpresa, que esperava que o modelo iPhone 14 Plus fosse ao encontro do que o mercado queria (depois do "falhanço" do iPhone 13 mini). Será interessante analisar porque motivo isso acontece - em muitos mercados podendo ter a ver com o aumento de preço, mas sem esquecer que nos EUA e China não houve aumentos - mas podendo indicar que o mercado se começa a separar entre os fãs habituais da Apple. Por um lado, aqueles que continuam a comprar e não ficam incomodados com o preço, e outros que começam a deixar que seja a carteira a tomar a decisão racional.

Tendo em conta o aspecto adicional de que muitos fãs também terão comprado um iPhone 12 ou iPhone 13, o iPhone 14 pode também ser visto como um modelo que será melhor "saltar" por cima, e aguardar pelo iPhone 15 ou iPhone 16.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)