2022/11/04

Notícias do dia

Twitter enfrenta vaga de despedimentos após compra por Elon Musk; Honda recusa "mudanças" simuladas nos carros eléctricos; AMD apresenta RX 7900 XTX com RDNA 3; PowerToys 0.64 ganha File Locksmith para apagar ficheiros abertos por processos; Meta EnCodec é 10x mais eficiente que MP3; e Arc browser quer revolucionar a internet.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile. Sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+.

Reentrada de foguete chinês ameaçou Portugal e Espanha

Tivemos novo caso de uma reentrada descontrolada de um foguete Long March 5B chinês, que tinha trajectória que potencialmente poderia fazer com que caísse sobre zonas habitadas em Portugal e Espanha - sendo que em Espanha até se efectuou o encerramento do espaço aéreo nas áreas afectadas.
Felizmente o foguete, que se terá partido em dois, acabou por cair no oceano. Mas este marca o quarto incidente do género, em que a China apenas se preocupa em fazer os lançamentos dos módulos para a sua estação espacial Tiangong e depois deixa o foguete descontrolado a cair "onde cair".


Dall-E lança API

A geração de imagens via AI vai ficando cada vez mais acessível e integrada em todo o tipo de produtos, e o DALL-E 2 da OpenAI quer ser um dos serviços prioritários nessa área, agora facilitando essa integração com uma API.

A API de acesso ao DALL-E 2 faz com que seja extremamente simples adicionar as suas capacidades a qualquer site ou app, removendo a necessidade de visitar um site específico ou de efectuar qualquer registo. A MS já vai dar uso a esta capacidade no seu novo programa Designer, permitindo que os utilizadores criem as imagens a partir de uma descrição, e será uma questão de tempo até que este tipo de funcionalidade se torne tão comum quanto a remoção de elementos indesejados de uma foto.


Rocket Lab tenta apanhar foguete em voo


Como uma notícia de foguetes nunca vem só, hoje teremos nova tentativa da Rocket Lab de apanhar um foguete em pleno voo, enquanto cai de paraquedas, tentando evitar que caia no mar e sofra danos acrescidos da água salgada.

Em Maio a Rocket Lab fez a sua primeira tentativa, tendo conseguido apanhar o foguete mas pouco depois optando por largá-lo por questões de segurança, após ter detectado "comportamento anómalo" do helicóptero com a carga. Veremos se desta vez corre tudo como seria suposto.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Tiny Core Linux é uma versão minimalista de um sistema operativo Linux, sucessor do Damn Small Linux, e cuja versão standard ocupa apenas 16 MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)