2022/11/17

Notícias do dia

Amazon lança Echo Show 8 em Portugal; Toyota Prius fica bonito em 2023; USB de alta-velocidade só nos iPhone 15 Pro; Google Maps com informação de mobilidade reduzida para maior acessibilidade; e apps do Qatar World Cup desaconselhadas para os europeus por receio de espionagem.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Niantic mostra óculos de realidade aumentada

A Niantic está bastante interessada no que o novo chipset Snapdragon AR2 Gen 1 possibilita fazer a nível de óculos de realidade aumentada, e tem alguns exemplos de jogos e aplicações em que está a trabalhar.

A empresa, famosa por jogos como o Pokémon GO, é uma das que fica melhor posicionada para promover óculos de realidade aumentada (que se adequariam a esse tipo de jogos), mas está consciente que é preciso atingir um patamar tecnológico capaz de atrair os consumidores, referindo coisas como autonomia para várias horas, um peso reduzido, e livre de cabos que interfiram com os movimentos dos utilizadores.

Arriscaria-me a adicionar apenas um último ponto que também será importante: o preço.



Google Play Services mostra o que faz

O Google Play Services é um dos elementos que está presente em praticamente todos os equipamentos Android, mas cuja acção é um pouco "misteriosa", com a maioria das pessoas a não saberem para que servem.

Para evitar que alguns utilizadores se sintam tentados a desactivar o serviço, a Google passou a apresentar informação mais detalhada sobre o que faz, e que engloba coisas tão variadas quanto: gestão de login e autenticação, backups, sincronização de contactos, gestão da localização, gestão de passwords e códigos de segurança, e muito, muito mais.

O Google Play Services tornou-se num serviço bastante vasto que permite levar muitas das funcionalidades dos Android a todos os Android sem que fiquem dependentes de actualizações disponibilizadas pelo fabricante, e não deve ser desactivado.


Google Assistant aprende a pesquisar podcasts

Os utilizadores intensivos de podcasts podem agora pedir ao Google Assistant para pedir a reprodução de episódios específicos, por nome, por tópico, ou até pelos convidados que participarem.

Como exemplos:
  • Pesquisa por convidado: “Play the Pivot episode with Bob Iger”
  • Pesquisa por tópico: “Play the Stuff You Should Know episode about the Star Wars Holiday Spectacular”
  • Pesquisa por episódio: “Play the Story Pirates episode about the holidays”

É bom ver a Google a melhorar as capacidade do Google Assistant, que bem que precisa de uma renovação e expansão nesta era em que a AI vai mostrando as suas capacidades, e que vão tornando mais evidentes as limitações de assistentes como o Google Assistant, Siri e Alexa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A era da televisão a cores na Europa iniciou-se 1967, desde logo dando origem a sistemas concorrentes, com a maioria dos países a seguir o formato PAL, e a França, para ser diferente, a adoptar o SECAM.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)