2022/11/24

Notícias do dia

Stable Diffusion 2.0 melhora imagens mas dificulta cópia de estilos de artistas; Netflix não se deixa seduzir pelas estreias nos cinemas; Mercedes quer subscrição anual para acelerar o EQE e EQS; como colocar um emoji ao lado do relógio num iPhone; e Tumblr vai suportar ActivityPub do Mastodon.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Twitter encerra escritório na Europa e despede mais developers

A vaga de despedimentos no Twitter ainda não chegou ao fim, com mais meia centena de developers a ter sido despedido sumariamente via email com a mensagem de que a sua "programação" não era satisfatória.

Isto acontece numa altura em que Elon Musk dizia já ter chegado ao fim dos despedimentos e que se entraria no modo de começar a contratar pessoas novamente.

A causar preocupações deste lado do Atlântico está o total encerramento do escritório em Bruxelas, que levanta dúvidas quanto à vontade / capacidade do Twitter de cumprir com as exigências da EU a nível da moderação de conteúdos.


Cubesat Luna-H Map falha manobra lunar

Apesar da missão Artemis I estar a decorrer dentro do planeado, preparando as próximas viagens de regresso à Lua, nem todas as missões adicionais têm tido a mesma sorte. A NASA aproveitou a boleia do lançamento do SLS para lançar uma dezena de mini-satélites Cubesat com diferentes objectivos. O Luna-H Map é um desses cubesats, que tinha como objectivo medir a quantidade de gelo que se esconde nas zonas de sombra permanente na Lua, mas que falhou no momento de disparar a propulsão para se posicionar na órbita lunar pretendida.

Os responsáveis da missão acham que se trata de uma válvula congelada e acreditam que ainda será possível posicioná-lo na órbita correcta (tendo enviado comandos para efectuar o aquecimento da vávula para a próxima activação), mas estão também a considerar potenciais formas alternativas de utilizar o pequeno satélite no caso da propulsão estar encravada de forma permanente, podendo ser usado em trajectórias mais distantes para estudar a composição de alguns asteróides.


Tesla abre FSD beta a todos os condutores nos EUA

Elon Musk tirou uns momentos do Twitter para anuncia (no Twitter, claro) que o muito aguardado modo de condução autónoma (FSD) está finalmente disponível para todos os clientes que pagaram pela opção, que actualmente custa 15 mil dólares nos EUA.

Ter em conta que o modo FSD continua a ser disponibilizado como estando em versão beta, mas cujo acesso até agora estava restringido apenas aos condutores que a Tesla considerava serem "bons condutores" - isto apesar de muitos deles terem pago por esta opção há três ou quatro anos.


Não deixa de ser um marco importante para a Tesla, mas que também a deixará mais exposta a muitas mais críticas, já que teremos muitos mais condutores a depararem-se com as inevitáveis situações em que o modo FSD não irá funcionar como deveria.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A família Nintendo DS, originalmente lançada originalmente em Novembro de 2004 e que deu origem a diversas versões, foi a consola mobile mais bem sucedida da Nintendo (até à data), vendendo 154 milhões de unidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)