2022/11/28

Notícias do dia

Tesla prepara remodelação do Model 3 para final de 2023; Xiaomi 13 e MIUI 14 chegam a 1 de Dezembro; Tesla Semi faz viagem de 800 km totalmente carregado; WhatsApp com envio de mensagens para o próprio utilizador; Nvidia Magic3D cria modelos 3D a partir de texto; e apps do Palm Pilot chegam ao Internet Archive e podem ser revisitadas por todos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Musk pergunta à Apple se se opõe ao "free speech"

Elon Musk, auto-proclamado defensor da liberdade de expressão à frente do Twitter, aponta agora a mira à Apple. Musk pergunta por que motivo a Apple deixou de fazer publicidade no Twitter, acusando-a também de ter feito "ameaças" de que poderia remover o Twitter da App Store sem dar qualquer explicação.
Não há dúvida que Musk vai encontrando material para prolongar a novela a cada dia que passa, e este tipo de acusações e insinuações não irá parar até que o Twitter seja confrontado com algum caso que lhe relembre a necessidade de aplicar moderação e censura - por força da legislação de certos países - e acabe por ter que "comer as suas próprias palavras".


Chineses protestam contra censura com folhas de papel em branco

Na China, os protestos que começaram por ser contra as novas restrições aplicadas por causa da Covid-19 estão a aumentar e a expandir-se para outras áreas, incluindo o protesto contra a forte censura.

A China tem a sua famosa "Great Firewall of China" e emprega um exército de pessoas encarregadas de censurar e remover todo o tipo de conteúdos que é considerado indesejado pelo partido no poder. Serviços que estamos habituados a ter por cá, como os muitos serviços da Google (Gmail, Google Maps, etc.) nem sequer estão disponíveis para pessoas no território, a não ser que utilizem VPNs para acederem à internet tal como é no resto do mundo.


Meta leva nova multa de €276M

A entidade de protecção de dados da Irlanda aplicou nova multa de 276 milhões de euros à Meta por não ter protegido devidamente os dados dos utilizadores.

Esta multa refere-se ao caso de atacantes que conseguiram "roubar" mais de 500 milhões de números de telefone de utilizadores do Facebook, tirando partido de uma ferramenta de importação que facilitava o processo de testar grandes volumes de números telefónicos e rapidamente descobrir quais eram coincidentes com números de utilizadores do Facebook. É a terceira multa aplicada à Meta nos últimos 15 meses, fazendo ascender o valor total a cerca de 900 milhões de euros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro Google Doodle foi apresentado na página principal da Google a 30 de Agosto de 1998, em celebração do festival Burning Man.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)