2022/12/14

Notícias do dia

Que autonomia perdem os carros eléctricos no Inverno; Apple lança iOS 16.2; cientistas atingem fusão nuclear positiva; Chrome continua a gastar memória apesar do modo de "poupança"; Apple vai permitir App Stores alternativas em 2024.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Instagram vai buscar inspiração ao BeReal e Twitter

A Meta (Facebook) nunca teve problemas em replicar funcionalidades de serviços concorrentes ou que estejam a ter sucesso, e é precisamente isso que volta a acontecer, aplicado no Instagram.

O Instagram passa a ter Candid Stories, que desafia o utilizador a partilhar um momento do seu dia, usando a câmara frontal e traseira simultaneamente (e que melhor poderá ser descrito como uma cópia do BeReal, que tem feito bastante sucesso nos EUA). E depois temos o Notes, que se pode considerar como um Twitter bastante mais modesto e limitado, permitindo escrever mensagens com até 60 caracteres e que podem ser partilhadas com um grupo restrito de pessoas. No entanto, não aparecem no feed como mensagens, sendo apresentadas como uma chat bubble sobre a foto de perfil na secção das mensagens directas.


YouTube vai suspender comentadores abusivos

Dando resposta aos pedidos de muitos YouTubers, que sofrem com a falta de ferramentas para lidarem com comentadores abusivos, o YouTube vai começar a penalizar essas situações. Para além da promessa de melhorias na detecção de comentários spam e de bots, o YouTube vai começar a apresentar avisos aos utilizadores que tenham um histórico de comentários abusivos, que pode levar à suspensão da capacidade de escrever comentários por 24 horas.

Por agora este sistema de detecção apenas funcionará nos comentários em inglês, mas o YouTube diz que espera expandir a mais línguas nos próximos meses.

Vai ser interessante ver como estes sistemas vão lidar perante a potencial escrita de comentários abusivos usando assistentes AI como o ChatGPT, que facilitarão o processo de escrever abusos de forma criativa, dificultando a sua detecção.


Votação das câmaras MKBHD

Neste final de ano temos direito a nova prova cega que põe à prova as câmaras dos smartphones, feita pelo popular YouTuber MKBHD.

A ideia é que os utilizadores se foquem nas fotos que consideram melhores, sem serem influenciados pelo conhecimento de que smartphone se trata. O processo este ano é mais trabalhoso, podendo demorar uma dezena de minutos para cada categoria, mas basta chegar ao primeiro patamar para se poder submeter a votação (se decidirem continuar, contribuirão com mais dados para se obter um resultado mais fiável).

Nas votações anteriores tivemos o iPhone 13 Pro a perder para o Pixel 5a, e o iPhone 12 Pro a perder para o OnePlus 8T. Há por isso grande curiosidade em saber como se irá portar o iPhone 14 Pro este ano.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Bill Hewlett e Dave Packard, fundadores da HP, atiraram uma moeda ao ar em 1939 para decidir se a empresa se chamaria Hewlett-Packard ou Packard-Hewlett.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)