Twitter proíbe plataformas concorrentes e Musk considera abandonar a direcção após votação dos utilizadores; Google Lens vai decifrar escrita dos médicos; portátil Dell Luna modular pode ser desmontado em segundos; como funciona a memória do computador; como funcionavam as cassetes do C64 e ZX Spectrum; FSD da Tesla está a piorar segundo dados dos utilizadores; e Edge começa a
desactivar o Internet Explorer em Fevereiro de 2023.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.
GitHub aplica inspecção de segredos aos repositórios gratuitos
Depois de o ter lançado como exclusivo para as contas empresariais que pagassem pelo GitHub Advanced Security, o sistema de inspecção de segredos vai ficar disponível para todos os utilizadores do GitHub, incluindo as contas gratuitas.Esta ferramenta inspecciona o código para tentar encontrar coisas como chaves privadas, tokens de acesso a APIs, e outras, que muito provavelmente não deveriam ser expostas de forma pública. É um lapso frequente, de quem tem uma solução a trabalhar e a decide partilhar, esquecendo-se de remover esses elementos que deveriam permanecer secretos, para que cada utilizador lá colocasse os seus próprios dados.
Esclarecimentos do Twitter evita temas controversos
O Twitter anunciou recentemente a expansão global do seu "Community Notes", que visam fazer a verificação de factos em tweets e adicionar contexto adicional. Mas o sistema falha por não abranger os temas mais polémicos.
Se em coisas mais banais, como um tweet que o próprio Elon Musk fez, de uma fake news (retirada de um site satírico), se teve direito a essa explicação; em tópicos como o aborto o sistema recusa-se a mostrar clarificações, por considerar que não tem votos diversificados suficientes.
John Carmack abandona Meta
O icónico criador do Doom, que nos últimos anos se tem dedicado à tecnologia VR, abandonou a Meta por considerar que a empresa tem pessoas a mais e resultados a menos; assim como a de tomar decisões contrárias ao que ele sugeria (como a criação de óculos VR dispendiosos em vez de modelos acessíveis para o grande público).Carmack desabafou as suas frustrações de ver equipas numerosas, que a Meta tem atirado para a criação do seu Metaverse, mas depois não ver resultados concretos nem avanços como os que gostaria de concretizar. Depois de muitas dessas batalhas e frustrações, decidiu que seria melhor abandonar a sua posição, e muda-se para a Keen Technologies, que desenvolve sistemas de AI.
Curtas do dia
- Binance com dificuldade em conquistar confiança
- Empresas de auditoria abandonam empresas de criptomoedas
- Epic Games paga $520M por invasão de privacidade de crianças
- Comissão Europeia levanta objecções a junção do Marketplace e Facebook
Resumo da madrugada
- FSD da Tesla está a piorar - segundo dados dos utilizadores
- Edge começa a desactivar o Internet Explorer em Fevereiro de 2023
- LEGO Clube de Jazz
- Como fazer desenhos "neon" personalizados
- Gmail ganha encriptação end-to-end na web
- Cápsula Soyuz danificada gera preocupação na ISS
- Trailer de Barbie replica 2001: Odisseia no Espaço
- Speedometer 3 conta com colaboração da Apple, Google e Mozilla
- Audi chega à Fórmula 1 via jogo
- Casa mostra telhado solar da Tesla
- Como funciona a memória do computador?
- Como funciona o Tesla FSD nas estradas reais
- Como funcionavam as cassetes do C64 e ZX Spectrum
- picoSYNTH combina pixel art com sintetizadores chiptune
- Coluna BT Tronsmart Bang a €99
- YouTube remove canal do Pornhub
- Estabilizador gimbal Hohem iSteady X2 a €79
- Google Lens vai decifrar escrita dos médicos
- Apple expande histórico do AFib a mais países
- Portátil Dell Luna modular pode ser desmontado em segundos
- Twitter proíbe plataformas concorrentes e Musk considera abandonar a direcção
Curiosidade do dia: Embora seja uma das empresas mais valiosas do mundo actualmente, no final da década de 90 a Apple viveu momentos complicados, chegando mesmo a estar em risco de entrar em falência e encerrar definitivamente. Um desfecho que foi evitado com a compra da NeXT, criada por Steve Jobs depois de ter sido afastado da Apple, e dando origem a um "renascimento" da Apple que a direccionou no caminho de sucesso que todos conhecem.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)