2022/12/19

Notícias do dia

Twitter proíbe plataformas concorrentes e Musk considera abandonar a direcção após votação dos utilizadores; Google Lens vai decifrar escrita dos médicos; portátil Dell Luna modular pode ser desmontado em segundos; como funciona a memória do computador; como funcionavam as cassetes do C64 e ZX Spectrum; FSD da Tesla está a piorar segundo dados dos utilizadores; e Edge começa a desactivar o Internet Explorer em Fevereiro de 2023.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

GitHub aplica inspecção de segredos aos repositórios gratuitos

Depois de o ter lançado como exclusivo para as contas empresariais que pagassem pelo GitHub Advanced Security, o sistema de inspecção de segredos vai ficar disponível para todos os utilizadores do GitHub, incluindo as contas gratuitas.

Esta ferramenta inspecciona o código para tentar encontrar coisas como chaves privadas, tokens de acesso a APIs, e outras, que muito provavelmente não deveriam ser expostas de forma pública. É um lapso frequente, de quem tem uma solução a trabalhar e a decide partilhar, esquecendo-se de remover esses elementos que deveriam permanecer secretos, para que cada utilizador lá colocasse os seus próprios dados.


Esclarecimentos do Twitter evita temas controversos


O Twitter anunciou recentemente a expansão global do seu "Community Notes", que visam fazer a verificação de factos em tweets e adicionar contexto adicional. Mas o sistema falha por não abranger os temas mais polémicos.

Se em coisas mais banais, como um tweet que o próprio Elon Musk fez, de uma fake news (retirada de um site satírico), se teve direito a essa explicação; em tópicos como o aborto o sistema recusa-se a mostrar clarificações, por considerar que não tem votos diversificados suficientes.


John Carmack abandona Meta

O icónico criador do Doom, que nos últimos anos se tem dedicado à tecnologia VR, abandonou a Meta por considerar que a empresa tem pessoas a mais e resultados a menos; assim como a de tomar decisões contrárias ao que ele sugeria (como a criação de óculos VR dispendiosos em vez de modelos acessíveis para o grande público).

Carmack desabafou as suas frustrações de ver equipas numerosas, que a Meta tem atirado para a criação do seu Metaverse, mas depois não ver resultados concretos nem avanços como os que gostaria de concretizar. Depois de muitas dessas batalhas e frustrações, decidiu que seria melhor abandonar a sua posição, e muda-se para a Keen Technologies, que desenvolve sistemas de AI.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora seja uma das empresas mais valiosas do mundo actualmente, no final da década de 90 a Apple viveu momentos complicados, chegando mesmo a estar em risco de entrar em falência e encerrar definitivamente. Um desfecho que foi evitado com a compra da NeXT, criada por Steve Jobs depois de ter sido afastado da Apple, e dando origem a um "renascimento" da Apple que a direccionou no caminho de sucesso que todos conhecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)