2023/01/23

Gato AI no xadrez faz desesperar jogadores

Há uma nova super-vedeta no xadrez, que está a levar muitos jogadores ao desespero. O seu nome é Mittens, uma AI que adopta a imagem de um gato, simpático à vista, mas sem escrúpulos durante o jogo.

A história deste gato (ou gata) não aconteceu por acidente. Desde o início que o seu propósito era criar um bot super-poderoso que ganhasse a praticamente todos os jogadores humanos. No entanto, em vez de o fazer de forma ultra-rápida com o poder das mais recentes gerações de AI, os seus criadores afinaram-no para que infligisse o máximo de sofrimento e frustração no oponente, arrastando os jogos durante o máximo de tempo possível, tentando prolongar o sentimento de desespero.

Embora alguns possam dizer que a táctica poderá fazer com que alguns abandonem o xadrez por completo, o site chess.com tem registado um crescimento explosivo desde o lançamento deste gato, duplicando o número de jogos mensais que tinha em média.


Nos tempos iniciais da internet, não faltavam memes que nos recordavam que nunca se podia saber exactamente quem era a outra pessoa que se escondia por trás de um nickname. Este gato vem recuperar uma lição idêntica, relembrando que por trás de um avatar simpático se pode esconder uma AI que não tem qualquer simpatia pela pessoa que tiver à sua frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)