2023/01/30

Notícias do dia

Galaxy S23 de 128GB sem UFS 4.0; fotos revelam carro Xiaomi MS11; máquinas de calcular clássicas preservadas no Internet Archive; apps abandonadas pelo Twitter mudam-se para o Mastodon; MusicLM da Google gera música a partir de descrição de texto; FBI encerra ransomware Hive; malware PlugX esconde-se nas pens USB.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Twitter menos penalizador para contas polémicas

O Twitter vai passar a ser menos penalizador para contas que violem as regras, dizendo que aplicará um conjunto de medidas progressivamente mais agressivas antes de chegar à suspensão da conta.

Na prática, as medidas parecem ser as mesmas que já aplicava no passado, como os polémicos "shadowban", em que os tweets e respostas de um utilizador deixam de ser visíveis para o resto dos utilizadores, embora para ele permaneçam visíveis como se estivesse tudo dentro da normalidade. Uma técnica que Elon Musk tinha prometido que passaria a ser indicada ao respectivo utilizador, juntamente com o motivo para a sua aplicação.

Pelo lado positivo, as contas suspensas passarão a ter um sistema renovado de recurso, que promete acelerar a sua reactivação em caso de suspensão indevida.


Ford reduz preço do Mustang Mach E

A substancial redução de preço dos Tesla já está a fazer efeito nas restantes marcas de automóveis. Nos EUA a Ford também cortou o preço do Mustang Mach E em até quase 6 mil dólares, dependendo da versão.
Neste caso, e ao contrário da Tesla, a redução mais significativa não foi no modelo mais barato, que sofreu uma redução de 900 dólares para os 45.595 dólares, mas sim na versão GT Extended Range, que baixou dos 69.895 dólares para os 63.995 dólares, preços nos EUA. Também procurando diferenciar-se da Tesla, a Ford diz que irá contactar os clientes que compraram o carro recentemente, para fazer o reajuste do preço pago.


Baidu promete o seu "ChatGPT" para Março

Não é só a Google que está em estado de emergência para dar resposta ao ChatGPT. Na China, o gigante Baidu também se apressa a mostrar serviço nesta área, prometendo um serviço estilo ChatGPT para Março.

Esta nova geração de assistentes AI, capazes de dialogar de forma natural com os utilizadores, está a acelerar o processo de reformulação de inúmeros sectores, sendo um deles os motores de pesquisa. De um dia para o outro, a simples listagem de links ou excertos de informação, que têm sido o ponto forte do motor de pesquisa da Google, tornaram-se bastante arcaicos, assim como os próprios assistentes digitais actuais (Google Assistant, Siri, Alexa, etc.) É uma verdadeira corrida para ver quem pode assegurar a primeira posição nesta nova era.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular mecânica da era moderna foi criada por Blaise Pascal em 1642, quando tinha apenas 19 anos.

2 comentários:

  1. Admira o Twitter, que precisa desesperadamente de dinheiro não fazer como outra plataforma que já vi, que é quando expulsa alguém mostra o que levou à expulsão, e porquê, e depois bane por sei lá 30 dias a menos que a pessoa pague para voltar... e se volta a fazer algo errado volta a ser banido e tem de voltar a pagar para se ver livre do banimento... ou tem de esperar.

    ResponderEliminar
  2. "Holanda e China limitam exportação de máquinas de produção de chips para a China."

    Isso não computa.

    ResponderEliminar