2023/01/31

O painel de privacidade do Android

O Painel de Privacidade do Android pode passar despercebido, mas é extremamente útil para ficar com uma ideia das das permissões que foram mais acedidas nas últimas 24 horas.

A privacidade tem sido uma das grandes apostas do iOS, com a Apple a fazer desta questão um argumento para manifestar a sua superioridade face ao Android. Ciente que havia trabalho a fazer, a Google tem vindo a mostrar trabalho nesta área, com as mais recentes versões do Android a apresentarem novidades neste campo.

O painel de privacidade, disponível no Android 12 (ou mais recente) é disso exemplo. Para verificar se têm uma versão do Android compatível com esta funcionalidade, basta acederem a Definições > Sobre o telefone > Versão do Android. Deverão ter em atenção que não basta o Android apresentar a versão anteriormente indicada, visto as marcas terem a opção de não apresentarem todas as funcionalidades disponibilizadas pela Google. Se tiverem um smartphone ou tablet da Xiaomi, o referido painel de privacidade não está disponível (ou pelo menos não foi localizado na MIUI 13)

Para consultar o Painel de Privacidade:

  • Aceder a Definições > Privacidade > Painel de privacidade.

Este caminho pode variar de marca para marca, podendo a funcionalidade estar localizada noutra posição das definições.
Interface no Vivo X80 Pro (igual ao da Google)

Ao abrir o Painel de Privacidade, são apresentadas as permissões foram mais acedidas nas últimas 24 horas. O layout da informação irá depender do grau de modificação implementado por cada marca, havendo quem siga as linhas definidas pela Google, ou quem apresente um enquadramento diferente, como é o caso da Samsung, com a sua One UI.

No caso do layout definido pela Google, temos um grafismo circular com as permissões mais utilizadas. Clicando numa das permissões, é apresentada uma linha temporal, com os acessos por aplicação a esta mesma permissão.


No caso em questão, verifiquei que o Instagram estava a obter esta informação, algo que não seria suposto acontecer. Seleccionando a aplicação, é possível alterar o acesso à permissão, o que foi efectuado de imediato, ficando o Instagram impedido de aceder a esta informação.

Não sendo algo que se consulte todos os dias, é garantidamente informação que deverá merecer toda a atenção, como ficou demonstrado no exemplo acima, onde uma aplicação estava a obter dados que não era suposto ter acesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)