2023/02/09

Android 14 reforça segurança anti malware

A Google disponibilizou o Android 14 DP1 (Developer Preview) que chega com segurança acrescida.

Enquanto sistema operativo mobile mais popular do mundo, o Android tem que ter preocupação sempre crescente com as questões da segurança. Para a versão 14 há mais uma série de alterações, que visam dificultar a vida ao malware e apps abusivas.

A nova versão do Android vai começar a impedir a instalação de apps que tenham sido criadas para versões muito antigas do Android - uma técnica muitas vezes utilizada por malware para contornar as restrições e sistemas de segurança das versões mais recentes. As apps terão também que ser mais explícitas na forma como pretendem utilizar algumas das permissões, e certas coisas, como o download de ficheiros adicionais, ficarão automaticamente restringidos.
No Android 14 será tecnicamente mais complicado para uma app malware interceptar informação transmitida entre outras apps, tendo que dizer expressamente com que apps deseja comunicar. Quando efectuarem downloads, esses ficheiros ficarão limitados a modo de leitura e sem permissões de execução, impedindo que uma app possa facilmente descarregar outros componentes malware que fossem executados de imediato, ou a manipulação de ficheiros utilizados por outras apps.

Também deixará de ser possível instalar apps que não tenham sido actualizadas há muito tempo, embora a Google permita que apps já instaladas num smartphone antes de efectuar a actualização para o Android 14, continuem a funcionar.

A segunda versão Android 14 DP2 é esperada para Março com mais uma ronda de funcionalidades, a que se seguirão as versões beta e, posteriormente, as versões praticamente finais do Android 14 tal como será lançado para o público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)