2023/02/03

Notícias do dia

Twitter Blue chega a Portugal por €8 mensais; Anatel lança Qual Empresa Me Ligou para identificar chamadas abusivas de empresas; Instagram e Facebook preparam verificação paga; análise à coluna Sony SRS-XG300; Meta fez scraping de sites durante anos enquanto processava outras empresas que o faziam.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Apple remove Damus da App Store na China

Relembrando a necessidade de haver formas alternativas de fazer chegar apps aos iPhones e iPads, a Apple removeu a app Damus da App Store na China.

A Damus é uma app de rede social descentralizada, que dá uso ao protocolo Nostr, e que tem vindo a ganhar tracção após o descontentamento com o Twitter. Enquanto uns têm fugido para o Mastodon, esse serviço também continua a estar sujeito a inúmeras restrições, já que cada servidor está a cargo de uma pessoa ou entidade que, tal como Elon Musk, pode implementar alterações ou restrições a qualquer momento. Já no caso do Nostr, a sua concepção descentralizada dificulta imensamente a censura ou controlo por qualquer pessoa individual - motivo pelo qual a China exigiu a sua remoção (com a justificação de que aloja conteúdo ilegal no país).


Apple supera 2 mil milhões de equipamentos activos

A Apple anunciou ter superado os 2 mil milhões de equipamentos activos. Isto aconteceu a um ritmo crescente, depois de ter atingido os mil milhões em 2016 e os 1.5 mil milhões em 2020.

Comparativamente, a Google contabilizava 3 mil milhões de dispositivos Android activos em 2021, mas referindo-se apenas a dispostivos que acedem à Google Play Store. Se se considerar o número de dispositivos Android na China, que não incluem os serviços Google, o número total será seguramente bastante superior.

De qualquer forma, são valores que deitam por terra qualquer tentativa da Apple dizer que ainda é "pequenina" no mercado, e que poderão ajudar nos processos que exigem que Apple e Google dêem maior abertura no acesso às suas plataformas.


macOS 13.2 deixa de reconhecer drives CD/DVD da Pioneer

Parece que a Apple quer imitar a Microsoft, no sentido em que cada actualização do sistema vem acompanhada de "funcionalidades indesejadas". Quem instalar o macOS 13.2 vai descobrir que o seu Mac deixa de reconhecer drives CD e DVD da Pioneer.

Mesmo tendo em conta que muitos utilizadores já nem se recordarão da última vez que usaram um CD ou DVD, é inegável que isto será extremamente angustiante para os que ainda o fazem. Resta esperar que a Apple seja rápida a reagir e lance uma actualização que volte a possibilitar o seu uso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O MiniDisc foi lançado pela Sony em 1992 com o objectivo de se tornar o sucessor digital das populares cassetes áudio, competindo com as cassetes digitais da Philips. Mas o seu custo elevado, acompanhado pela chegada dos CDs graváveis em 1996, tornou-o numa curiosidade tecnológica que nunca chegou a ter oportunidade de mostrar o que valia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)