2023/02/24

Notícias do dia

Google Photos com Magic Eraser e envios gratuitos para clientes Google One; Apple opta por OLEDs Samsung e LG para iPad Pro; Qualcomm mostra Stable Diffusion em 14 segundos num Snapdragon 8 Gen 2; Microsoft reforça publicidade ao Edge na página do Chrome; e Valve expulsa 40 mil batoteiros do Dota 2.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

UE proíbe TikTok nos smartphones dos funcionários

Seguindo medidas idênticas às que já foram tomadas nos EUA, também as principais instituições da UE estão a proibir a utilização do TikTok nos smartphones dos membros e funcionários, por motivos de cibersegurança.

Embora não tenha sido indicado qualquer motivo concreto para as suspeitas, ou se foi detectado algum caso de abuso de dados recolhidos pelo TikTok, o que é certo é que todos ficam obrigados a remover a app dos smartphones oficiais com os quais acedem aos serviços da UE e da Comissão Europeia.


YouTube promete não piorar qualidade 1080p

O YouTube recentemente começou a testar um modo 1080p Premium e, sabendo-se como estas coisas são, depressa surgiu o receio de que em vez de melhorar a qualidade desse modo, o que estivesse a ser preparado era piorar o modo 1080p gratuito.

No entanto, o YouTube assegura que não é esse o caso, e que o que está a testar é mesmo um modo 1080p melhorado com bitrate superior, que oferecerá melhor qualidade de imagem; e que o actual modo 1080p permanecerá tal como é actualmente. Veremos se assim é efectivamente, ou se por mera "coincidência", os streams 1080p gratuitos irão começar a ter pior qualidade do que era habitual.


China prepara rede de 13 mil satélites para competir com Starlink

A rede Starlink tem um potencial revolucionário nas comunicações a nível mundial, e isso não está a passar despercebido. A China está a preparar o lançamento de uma mega constelação de 13 mil satélites, para ter capacidades idênticas de comunicação em qualquer ponto do globo, de forma idêntica à que já fez com o BeiDou - a sua própria versão do GPS.

Supostamente, apesar de partir com atraso (a rede Starlink já está funcional e com alguns milhares de satélites em órbita), o objectivo será ter todos os satélites em órbita antes de 2027, completando a sua constelação antes da SpaceX. É algo que por agora parece difícil de conseguir, obrigando a lançamento quase semanais, e que para ser economicamente viável terá que ser feito com foguetes reutilizáveis de grande, mas já se sabe que neste tipo de coisas seria um erro subestimar a China.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O HDMI 2.1 está preparado para suportar resoluções de 8K a 60Hz e 4K a 120 Hz, podendo também suportar resoluções de até 10K, conteúdos com HDR dinâmico, e refresh rate variável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)