2023/02/02

Tesla Model Y solta volante em andamento

Nos EUA, o dono de um Tesla Model Y apanhou um grande susto quando ficou com o volante solto nas suas mãos enquanto conduzia.

Quando se fala das capacidades de condução do Autopilot e da possibilidade dos carros dispensarem volante no futuro, não se esperaria que isso acontecesse de forma imediata e dramática. No entanto, foi precisamente esse o caso.

Tendo recebido o seu Model Y no dia 24 de Janeiro, este condutor apanhou o susto da sua vida menos de uma semana depois, quando o volante se soltou em andamento. Felizmente, o susto não teve consequências mais gravosas, tendo conseguido parar o carro junto do separador central sem qualquer colisão e sem provocar um acidente com outros veículos.


Esta não é a primeira vez que o volante de um Tesla se solta em andamento, embora sejam casos bastante raros e isolados.

Pior terá sido a forma como a Tesla lidou com este incidente, tendo começado por apresentar uma factura de $103.96 pela reparação, aparentemente ignorando que se tratava de um defeito de fabrico num carro novo, em vez de tomar as devidas providências para tentar compensar o cliente por esta falha extremamente grave. É que nem é bom tentar imaginar em como isto poderia ter tido um desfecho bastante diferente se as condições não tivessem sido tão favoráveis a permitir a paragem em segurança.

3 comentários:

  1. Numa reta, não foi?

    Agora imagina uma coisa dessas numa curva...

    😬😬😣

    ResponderEliminar
  2. "Drive By Wire" levado ao extremo :)

    ResponderEliminar
  3. Muito grave.
    Mas também não é nada de novo, não foi há muito tempo que a Ford recolheu milhares de carros por andar a acontecer isso.

    ResponderEliminar