2023/03/02

Elon Musk apresenta 3ª fase do Master Plan da Tesla

Elon Musk apresentou a terceira fase do Master Plan da Tesla, que consiste em tornar o mundo sustentável do ponto de vista energético com fontes de energia não poluentes.

Para esta terceira fase, Elon Musk apresentou um plano de como será possível migrar para um sistema completamente sustentável em termos de energia, que passa pelo aumento da produção de energias renováveis, aumento da capacidade de armazenamento de energia (tirando também partido das baterias dos automóveis), transição para os veículos eléctricos, transição para bombas de calor nas casas e edifícios, geração de hidrogénio sustentável para aplicações industriais, e geração de combustíveis sintéticos sustentáveis para aviões e navios. Segundo Elon Musk, este é um plano que é exequível de ser concluído até 2050 e que necessitará de um investimento de 10 biliões de dólares - um valor que diz não ser assim tão grande à escala da economia global.
Musk apresenta cálculos em detalhe, que indicam que não haveria problemas a nível dos recursos necessários - e que diz que até implicaria utilizar menos mineração do que a que é feita actualmente - e que bastaria usar menos de 0.2% da área terrestre para geração solar, para este sonho se tornar realidade.

Pelo meio, também pudemos ver o novo sistema de montagem "Unboxed Process" que a Tesla diz estar a preparar para a próxima geração de veículos (talvez para o próximo modelo que será mais económico que o Model 3).


Este sistema apenas pintará as partes do carro que precisam ser pintadas, e obriga a menos "contorncionismo" a nível de montar as peças interiores nos automóveis, pois teremos módulos já pré-montados que basicamente serão encaixados para se ficar com o carro na sua forma final.
Claro que pelo meio de tudo isto há que relembrar que raramente Elon Musk cumpre com as datas prometidas, bastando relembrar que na "parte 2" do Master Plan tinha prometido que os donos dos Tesla teriam os carros a gerar dinheiro ao deixá-los a trabalhar autonomamente, e que mesmo já se tendo passado muitos anos, o modo FSD continua longe de ter as capacidades autónomas para concretizar a promessa feita. Mas, neste caso, todos teríamos a ganhar com que este sonho de um planeta alimentar por energias limpas e sustentáveis se tornasse realidade nas próximas décadas. Esperemos ainda estar por cá em 2050 para confirmar se tal se verificou.

Têm o seguinte vídeo com a versão resumida, seguido do vídeo completo.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)