2023/03/02

Entrevista a Jesús Domíngues - Product Manager da Honor Espanha


No seguimento da apresentação dos novos topo de gama da Honor, tivemos a oportunidade de falar com Jesús Domíngues, Product Manager & Technical Lead da Honor Espanha. Nesta curta troca de impressões abordámos a estratégia para Portugal, a separação da Huawei e aposta na investigação e desenvolvimento.

A interface MagicOS e a sua adaptação ao mercado ocidental, a aposta na fotografia e a abertura a parceiras nesta área, foram outros dos temas abordados, com o responsável da Honor a apresentar dados muito concretos relativamente à politica da marca, deixando antever datas para um reforço da aposta no mercado nacional.

Entrevista realizada em Barcelona, a 27 de Fevereiro de 2023.

AADM - Já vimos os preços para os novos smartphones, temos datas para chegada ao mercado?
Jesús Domíngues (JD) - Os Magic 5 e 5 Pro chegam a Espanha e Portugal no princípio de Maio, o Magic Vs tem chegada prevista para o mês de Junho.

AADM - A Honor está presente em Portugal através dos operadores. Está prevista a chegada aos grandes retalhistas?
JD – Estamos a trabalhar para chegar este ano aos retalhistas em Portugal, mantendo a colaboração com os operadores.

AADM - Esperam ter locais de exposição dedicados à marca nas lojas dos retalhistas?
JB – Estamos em negociações para ter estes espaços em algumas cadeias de lojas, se possível em todas.

AADM - Qual a perspectiva da Honor para o mercado Português?
JD – Além do crescimento ao nível das vendas, o objectivo passa por divulgar o nome da marca em Portugal, junto dos consumidores.

AADM - Numa altura em que a separação da Huawei já está consumada, como é que a Honor vê a questão da investigação e desenvolvimento (I&D)? Está a apostar nesta área?
JD – A Honor tem feito uma forte aposta na I&D. A Honor tem 13 mil funcionários a nível mundial. Destes, 60% estão afectos à I&D. Ao nível da publicação de patentes na China, a Honor surge em 6º lugar, estando à frente de grandes empresas da área aeroespacial e aéreas. Por mês, estamos a publicar cerca de 800 patentes, sendo a dobradiça do Magig Vs um exemplo da aposta no I&D, com uma redução de 96 para apenas 4 componentes, o que permite um equipamento muito mais leve.

AADM - Na apresentação do Magic 5 Pro, mostraram excelentes resultados ao nível do ecrã, algo que acabou por ser uma surpresa face à prestação da Samsung nesta área. No campo da fotografia, o Magic 5 Pro conseguiu bater o Mate 50 Pro, conquistando a liderança deste índice do DxOMark. Esta situação não poderá de alguma forma levantar dúvidas relativamente à separação da Huawei? Foi uma coincidência?
JD – A Honor é efectivamente uma empresa independente da Huawei. A qualidade apresentada na fotografia instantânea, é resultado do I&D efectuado pela Honor, com a tecnologia Falcon a permitir obter uma fotografia em menos de um milissegundo. Esta qualidade não se limita à fotografia, a Honor apresenta materiais de elevada qualidade e durabilidade.

AADM - Temos assistido à celebração de parcerias entre os fabricantes de smartphones e alguns dos históricos na área da fotografia. A Honor está a equacionar esta possibilidade para melhorar (ainda mais) aquilo que já está as disponibilizar aos consumidores?
JD – Estamos abertos a trabalhar com todos os parceiros da indústria mobile, mas de momento estamos focados na I&D interna, ao nível da fotografia e vídeo, bem como outras áreas, como no caso do Magic 5 Pro, onde temos um chipset para gerir as ligações WiFi e Bluetooth.

AADM - Em termos de software, a interface MagicOS está ainda muito virada para o mercado Asiático. A Xiaomi mantém a aposta numa MIUI muito centrada naquilo que são as tendências do mercado Chinês, já a Huawei optou a determinada altura por ajustar a EMUI ao mercado Ocidental. A Honor está a considerar dar este passo, embarcar neste caminho de adaptar a sua interface para o mercado Europeu, mantendo uma versão para os mercados Asiáticos?
JD – Totalmente. Estamos a trabalhar para ter uma interface adaptada ao mercado Europeu, em conjunto com a criação de um ecossistema Honor (através do Magic Ring), com um portátil, um tablet, um smartphone a terem uma integração simplificada.

AADM - Além de smartphones e tablets, é expectável que os portáteis também cheguem ao mercado Português?
JD – Estamos a trabalhar para, num prazo razoável (ainda em 2023, ou 2024) ter portáteis em Portugal, respondendo assim às solicitações dos retalhistas e operadores.

AADM - Os produtos estão nos operadores, irão chegar aos retalhistas. Existirá a possibilidade de comprar online, num site da marca?
JD – Sim, estamos a trabalhar no site hihonor para Portugal, para ser lançado a curto prazo, por forma a que o consumidor português possa comprar os equipamentos online.


Agradecemos o tempo que nos foi dispensado, e ficamos a aguardar pelos próximos lançamentos Honor.

1 comentário:

  1. Só não entendo como uma marca "nova" quer competir com marcas já estabelecidas com os preços que estão a usar. Pelo preço de um Honor 5, prefiro um iPhone ou um Samsung.

    ResponderEliminar