2023/03/01

eSIM dá lugar a iSIM integrado nos chips

Depois dos cartões SIM físicos terem dado lugar aos eSIM, estes vão agora dar lugar aos iSIM.

A evolução dos SIM não pára, e o mais recente Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm já está pronto para a etapa que se segue.

O cartão SIM tem um chip que visa servir como identificador do utilizador quando se liga a um serviço de telecomunicações. Depois de ter passado décadas a ser reduzido (alguns poderão não se recordar, mas começou por ser um cartão com tamanho igual ao de um cartão bancário - e era colocado assim nos telemóveis da altura!) para os formatos mini SIM, micro SIM e nano SIM, está agora em processo de ser substituído pela colocação desse chip directamente nos smartphones, o chamado eSIM (embedded SIM).

Mas se isto permitiu aos fabricantes poupar precioso espaço no interior de um smartphone, dispensando a necessidade da ficha e pequena gaveta para o SIM físico, há quem queira ir ainda mais longe, e é isso que faz o iSIM (integraded SIM).
Embora o chip que possibilitava o eSIM também tenha reduzido de tamanho ao longo dos últimos anos, ocupando agora algo como 2.6 x 2.4 mm, com o iSIM passa-se o circuito para o interior do chip SoC já existente, e passando a ocupar uma área inferior a 1 mm2.

Para os utilizadores não há qualquer diferença face aos eSIM, mas para os fabricantes isto significa que poderão remover mais um chip do design dos seus smartphones, que por muito pequeno que seja, era sempre "mais um" com que tinham que se preocupar.

Resta apenas esperar que os operadores de telecomunicações continuem a evoluir no sentido de tornarem a utilização dos eSIM tão conveniente quanto a dos SIMs físicos. Nomeadamente no caso em que se tenha ficado com o smartphone avariado e não se tiver acesso ao mesmo para o processo de transferir o SIM virtual para um novo smartphone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)