2023/03/01

Notícias do dia

VW prepara app store para os automóveis; TikTok com limite diário para adolescentes; Bluesky, o "twitter descentralizado" criado pelo próprio Twitter, chega ao iOS - mas só por convite; Android e Wear OS com apontamentos e emoji remix; e ainda a curiosa chave 111-1111111 do Windows 95.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

OpenAI distancia-se das origens "sem fins lucrativos"

Ainda com dificuldade em lidar com o fenómeno avassalador que foi / é o ChatGPT, a OpenAI tem-se afastado cada vez mais dos seus princípios iniciais e parece estar condenada a transformar-se no próximo gigante tecnológico a juntar aos (ou a substituir alguns dos) existentes.

Criada em 2015 como organização de investigação sem fins lucrativos, com o propósito de desenvolver tecnologias AI com "impacto positivo na humanidade", a OpenAI prometia divulgar tudo o que criasse, incluindo qualquer patente que conseguisse. Mas, neste momento, a empresa vê entrar negócios de milhares de milhões de dólares por conta do ChatGPT (só a Microsoft comprometeu-se com 10 mil milhões de dólares ao longo dos próximos anos), e parece estar a sofrer de amnésia quanto aos ditos princípios, transformando-se numa empresa focada no lucro.

Só o futuro poderá dizer qual será a evolução da OpenAI, se continuará a liderar e ser referência no sector da AI, ou se entretanto perderá protagonismo face à aceleração das demais empresas (Google, Meta, Apple, Microsoft) nesta área. Mas, por agora, o caminho parece ser bastante risonho para a OpenAI, e é difícil tentar antever até onde as coisas poderão chegar.


OnePlus mostra water-cooling num smartphone

A OnePlus apresentou um protótipo com o sistema Active CryoFlux, que na prática consiste num sistema de water-cooling num smartphone.

Utilizando uma micro-bomba que ocupa menos de 0.2 cm², o sistema faz circular liquido refrigerante por tubagens que transferem o calor para a tampa traseira do smartphone que actua como dissipador. No entanto, fica a grande questão sobre a complexidade acrescida se justifica, já que o resultado deste sistema é a redução de 2.1°C durante jogos, e 1.6°C durante o carregamento da bateria, com impacto negligenciável.


Tracker Oppo Zero-power dispensa baterias

A Oppo mostrou no MWC um tracker de localização que resolve um dos maiores problemas dos dispositivos móveis: a necessidade de bateria.

O Oppo Zero-Power não tem bateria, em vez disso aproveitando a energia das ondas RF que inundam o ar. É uma grande vantagem que apenas é penalizada pelo facto de isso obrigar o tracker a ter um tamanho e volume superior ao de outros trackers; mas a vantagem de nunca mais ser necessário preocupar-nos com recarregamentos ou troca de baterias irá sem dúvida fazer com que não faltem interessados caso a Oppo decida avançar para a sua comercialização. Por agora, parece ser apenas um exemplo das redes Zero-Power que a Oppo espera utilizar em inúmeras áreas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O HDMI foi criado em 2002, e pretendia ser uma evolução do DVI, com mais capacidades, ficha mais pequena, e suporte para áudio.

1 comentário:

  1. Raios...

    O encerramento do serviço Politwoops é uma tremenda machadada na manutenção da transparência da democracia dos EUA.

    ResponderEliminar