2023/03/22

Notícias do dia

WhatsApp com moderação dos convites para grupos e comunidades; IFTTT ganha funções de Inteligência Artificial; GPT-4 pode ter cometido erro básico na sua criação; MetaHuman Animator com animações mais naturais via iPhone; e fórum de hackers BreachForums encerra por receio de ter sido infiltrado pelas autoridades.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Google Bard começa de forma mais modesta que ChatGPT

O lançamento apressado do Bard revela porque motivo a Google passou os últimos anos sem disponibilizar a sua nova AI publicamente.

Fazendo forte questão de relembrar que o Bard é apenas uma "experiência" e não um produto final (como se os utilizadores se tivessem esquecido que muitos dos seus produtos ficam eternamente em estado beta), o assistente AI da Google parece dar respostas piores que o ChatGPT para a maioria das questões, e está também muito mais limitado que o assistente AI da OpenAI, não sendo capaz de fazer os impressionantes exemplos de código.
No entanto, mantém a tendência perigosa desta geração de assistentes AI, no sentido em que é capaz de dar respostas erradas com total convição e assertividade de serem respostas certas. Algo que já levou algumas pessoas a criticarem que estes sistemas AI só servem para responder a coisas que já se saiba a resposta - sob pena de se estar a copiar completas barbaridades no caso de se acreditar cegamento em tudo o que dizem.


Epic promete 40% para os criadores no Fortnite

Enquanto luta contra as comissões da App Store da Apple numa das frentes, a Epic tenta marcar uma mudança de posição nos seus próprios produtos, agora com o aumento substancial da comissão paga aos criadores de conteúdos no Fortnite.

Até agora os criadores tinham direito a 5% do valor das compras in-app feitas no jogo usando o seu código, mas a Epic diz que irá partilhar 40% do lucro total do jogo com os criadores, que será distribuído com base na popularidade das suas ilhas. Ilhas que passam a ser bastante mais modificáveis graças ao novo Unreal Editor for Fortnite.


Criador do Pebble prepara smartphone Android compacto

O criador dos smartwatch Pebble está prestes a regressar aos projectos de crowdfunding com um smartphone Android topo de gama de tamanho compacto.

Eric Migicovsky fez um apelo aos fabricantes para que lançassem um smartphone Android compacto mas com hardware equivalente aos topo de gama, e uma vez que ninguém lhe deu resposta, vai avançar com um projecto para o criar ele mesmo, esperando que grande parte dos quase 40 mil assinantes da petição se tornem apoiantes do projecto. Por enquanto ainda está tudo em discussão, incluindo muitas perguntas e respostas da comunidade que se está a criar em torno do projecto, mas o que parece ficar claro desde já é que não será um smartphone económico, pois usar hardware topo de gama num smartphone que será produzido numa série reduzida nunca irá ficar barato.

Mas, quem sabe, pode ser que pelo menos faça os fabricantes reconsiderarem a gama de tamanhos que oferecem - apesar da Apple ter considerado que não se justificava manter o iPhone mini.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Honor é uma marca de smartphones criada em 2013 pela Huawei, que a deteve na totalidade até se tornar numa empresa independente em 2020 - em grande parte para poder escapar às sanções dos EUA aplicadas à Huawei.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)