2023/04/11

Modelo de iPhone 15 Pro mostra novos botões

A Apple prepara-se para remodelar os botões laterais nos iPhones, passando de botões físicos para botões solid-state sensíveis ao toque / pressão.

Nos iPhone 15 Pro a Apple deverá abandonar os botões físicos com partes móveis, que inevitavelmente se tornam num componente problemático. Alguns ainda se recordarão que os iPhone 5 tiveram um defeito no botão de power, que fazia com que deixasse de funcionar ao fim de algum tempo de uso, algo que a Apple quererá evitar com nova tecnologia.

Na próxima geração, em vez de botões móveis teremos apenas uma secção em relevo com formato idêntico ao dos botões, que contará com sensores de toque / pressão para actuação. O "botão" de volume passará a ser uma peça única em vez de dois botões individuais, e a maior curiosidade prende-se com a forma como a Apple lidará com o comutador de silêncio, que também passará a ter actuação touch e nos deixa intrigado quanto à forma como a Apple aplicará uma forma simples de saber em que estado se está - já que não teremos a posição fixa para o indicar.
A vantagem, para além da redução dos componentes móveis, é que isto também permitirá à Apple ampliar a gama de funções destes botões, especialmente se tirar partido do nível de pressão aplicado.

Um modelo maquinado em metal com base nos desenhos técnicos revela a forma que o iPhone 15 Pro terá, com estes novos "botões" e a nova ficha USB-C, e também revela que esta geração ainda irá contar com gaveta para o cartão SIM, pelo menos nalguns modelos (nos EUA a Apple já adoptou exclusivamente o eSIM). A ilha da câmara também parece aumentar de espessura, provavelmente para ajudar a disfarçar a espessura das objectivas.


Actualização: Parece que a Apple detectou problemas e irá manter os botões tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)