2023/04/27

Notícias do dia

Microsoft Phone Link chega aos iPhones; Apple Watch poderá receber ecrã microLED em 2024; advogados de Musk usam defesa deepfake para tentar desvalorizar tudo o que disse; ChatGPT com controlo de histórico e exportação de dados; e Google Authenticator sem encriptação E2E nos backups na cloud.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

UE indica plataformas sujeitas ao DSA

A UE já indicou que empresas e plataformas têm que cumprir com o Digital Services Act (DSA), e que incluirão várias subsidiárias da Alphabet (Google Maps, Google Play, Google Search, Google Shopping e YouTube), Meta (Facebook e Instagram) e Microsoft (LinkedIn e Bing), assim como o Twitter, Alibaba, Amazon, Apple (App Store), Snapchat, TikTok, Wikipedia, PIntereset, Booking, entre outros.

São plataformas e serviços que, devido à sua dimensão, ficam sujeitas a responsabilidades adicionais para manter a internet segura, tendo que assegurar mecanismos para combate à desinformação e de protecção aos utilizadores, incluindo protecções acrescidas para utilizadores menores de idade. Se não o fizerem, arriscam-se a multas que podem chegar a 6% da sua facturação global.


Apple diz ter 101M de utilizadores Europeus na App Store

Para cumprir com as exigências da UE, a Apple revelou o número de utilizadores europeus médios mensais nas suas plataformas:
  • iOS App Store: 101 milhões
  • iPadOS App Store: 23 milhões
  • macOS App Store: 6 milhões
  • tvOS App Store: 1 milhão
  • watchOS App Store: menos de 1 milhão
  • Apple Books: menos de 1 milhão
  • Podcasts paid subscriptions: menos de 1 milhão
Estes números revelam uma adesão bastante reduzida a alguns dos seus serviços, embora, com uma população de cerca de 450 milhões de pessoas na UE, isto signifique que quase 25% utilizará um iPhone.


Venda de smartphones cai pelo 7º trimestre

O sector dos smartphones continua em queda, e desta vez não houve nenhuma empresa que escapasse à tendência negativa. Samsung, Apple, Xiaomi, Oppo e Vivo, todas elas sofreram reduções nas vendas, com a Xiaomi a sentir a maior quebra (-23.5%) e a Apple a menor (-2.3%).

No geral, a redução face ao primeiro trimestre de 2022 é de -14.6%, e o que mais preocupará os fabricantes será o facto deste ser o sétimo trimestre consecutivo de redução nas vendas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O monitor Sony PVM-4300 usava o maior ecrã CRT já produzido. Tinha uma diagonal de 43" e pesava 200 kg. Pensem nisso da próxima vez que pegarem num LCD ou OLED de 65".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)