2023/04/06

Notícias do dia

Apps Android terão que deixar utilizadores apagar as suas contas; Google melhora Bard na compreensão, matemática e programação; Twitter Blue apenas angariou 116 mil clientes em Março; iOS 17 vai remodelar Control Center; e controladores de portões de garagem Nexx vulneráveis a ataques que deixam qualquer pessoa abrir as garagens.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um oxímetro de dedo Wawech.

Operadores de telecomunicações desesperam com falta de energia na África do Sul

Na África do Sul vivem-se momentos complicados devido a falhas frequentes da rede eléctrica, que por vezes deixam o país sem energia durante 10 horas por dia. Para os operadores de telecomunicações, manter a rede a funcionar tem obrigado a recorrer a todo o tipo de soluções para assegurar o funcionamento das torres celulares, dos tradicionais geradores, a sistemas de energia solar e eólica. Sistemas que no entanto ainda chegam a um número reduzido de postos: a MTN tem quase 13 mil torres celulares no território, mas apenas 3 mil têm geradores de backups e apenas umas poucas contam com sistema de painéis solares.

Num país em que 80% das pessoas depende dos telemóveis e smartphones para comunicar, esta rede é de importância crítica, e não ajuda que exista também uma forte incidência de roubos, especialmente nos painéis e baterias, que se tornam bastante apetecíveis para um país sedento de energia.


Mastodon pode não ser o paraíso que os refugiados do Twitter esperam

O Mastodon tornou-se na plataforma que tem servido de refúgio a quem está descontente com o Twitter, mas a mudança poderá não ser tão positiva quanto aquilo que os utilizadores esperariam ou desejariam.

Apesar de ser uma plataforma descentralizada, os utilizadores continuem a estar sujeitos às regras impostas pelo gestor de cada servidor (embora tenham sempre a possibilidade de criar o seu próprio servidor e ditarem as regras que desejarem), e têm que lidar com as "manias" dos demais utilizadores (embora isso seja comum a todas as redes sociais). O aspecto que será mais determinante é que será muito pouco provável que todos os amigos / contactos também se mudem para o Mastodon, o que resultará numa experiência mais fragmentada, especialmente se estiverem em falta aquelas pessoas com quem se interagia mais frequentemente.


Índia assume controlo das notícias nas redes sociais

As redes sociais, como o Facebook e Twitter, ficam proibidas de publicar ou alojar notícias que sejam consideradas "enganadoras" sobre todo e qualquer assunto relacionado com o governo na Índia.

As plataformas ficam obrigadas a utilizar uma entidade governamental de verificação de factos, que terá a última palavra sobre as notícias podem ou não ser publicadas. Algo que tem sido equiparado a uma forma de censura muito pouco disfarçada, permitindo que uma entidade governamental tenha controlo sobre notícias sobre o próprio governo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Google Play Store é a loja oficial de apps e conteúdos da Google. Foi inicialmente lançada como Android Market em 2008, passando a adoptar o nome Google Play em 2012.

1 comentário:

  1. Assistindo a regressão civilizacional passo a passo. A democracia (já fraca atualmente no ocidente) é pura ilusão sem liberdade de expressão.

    ResponderEliminar