2023/05/09

Cloudflare alerta para as taxas de internet da UE

A Cloudflare está a alertar para as consequências indesejadas das taxas de interligação das redes que constituem a internet, que os grandes operadores de telecomunicações estão a pedir à UE.

Bastaria ser algo a começar por "os grandes operadores de telecomunicações estão a pedir..." para se saber que dificilmente daí sairia algo de bom para os clientes e consumidores. E de facto, apesar da sua origem monopolística, que lhes deu vantagens de que ainda hoje usufruem apesar da suposta "concorrência", estes operadores continuam a procurar tirar partido da sua dimensão e ligações preferenciais para obterem ainda mais benefícios.

Até agora a internet tem sido constituída por uma ligação de redes, que permite que os dados possam fluir livremente entre qualquer dispositivo num qualquer operador num qualquer país, e outro dispositivo no outro lado do mundo. Mas com alguns serviços a usarem bastantes mais dados que outros, os operadores acham ter a desculpa perfeita para justificar o pagamento de taxas pela ligação à sua rede. Um pedido que, inevitavelmente, acabaria por levar à criação de uma internet de "primeira categoria" e de "segunda categoria", concretizando tudo aquilo que se tem vindo a combater nos últimos anos - com os grandes serviços, que puderem pagar, a terem uma via de dados preferencial e de alta velocidade, e os demais a serem relegados para as vias mais lentas.

Seria um retrocesso que nos faria regressar aos tempos em que tínhamos coisas fantásticas como o tráfego de internet diferenciado entre dados nacionais e internacionais (para os leitores mais jovens: sim, era assim que as coisas funcionavam por cá!) e que esperemos que não se venha a concretizar.

A Cloudflare apela a que todos se façam ouvir na consulta pública desta proposta que terá um papel crítico no futuro da internet como a conhecemos.

2 comentários:

  1. O questionário está desenhado para não ser alvo de participação por parte do público, aquilo é GIGANTESCO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João tem razão, a Internet vai ser privatizada.

      Eliminar