2023/05/23

Windows ganha suporte para ficheiros RAR, 7-Zip e outros

Após quase três décadas, o Windows passa finalmente a lidar com ficheiros rar (e outros) sem necessidade de utilitários adicionais.

A necessidade de recorrer a programas de compressão pode ter origem na pré-história da informática, quando era indispensável poupar todos os kilobytes possíveis nas transferências por modems, ou simplesmente como forma de dividir ficheiros grandes em secções que pudessem ser guardadas em múltiplas disquetes. Ainda assim, apesar do Windows eventualmente ter aprendido a lidar com ficheiros .zip, os ficheiros .rar tornam praticamente inevitável que o WinRAR fizesse parte dos utilitários obrigatórios a instalar logo após a configuração inicial do Windows - ou, mais recentemente, um programa como o 7-zip.

São coisas que agora se tornam dispensáveis, pois o Windows 11 passa a contar com suporte nativo para muitos mais tipos de ficheiros comprimidos, incluindo rar, tar, 7-zip, gz, e outros suportados pelo projecto open-source libarchive.
Veremos se a implementação é suficientemente boa para dispensar por completo a necessidade de um 7-zip mas, de qualquer forma, será sempre positivo permitir que todas as pessoas possam lidar directamente com estes ficheiros comprimidos sem terem que instalar seja o que for. Basta relembrar que não faltam WinRARs infectados com malware, e que são usados frequentemente como vector de infecção em computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)