2023/06/01

Notícias do dia

A vida secreta dos portáteis enviados para reciclagem; Meta Quest 3 chega em Setembro; óculos Apple Reality Pro deverão ter resolução 8K; link nas mensagens faz crashar WhatsApp Android; EA bloqueia Origin para forçar nova EA app; motherboards Gigabyte vulneráveis a ataques por via de sistema de actualização automática.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

Instagram explica como funciona o seu "algoritmo"

Procurando criar uma imagem de maior transparência, o Instagram decidiu explicar como funciona o seu algoritmo que selecciona que conteúdos deve apresentar a cada utilizador.

Desde o momento que o Instagram (e Facebook, e outros) se intrometeram no feed das coisas seguidas pelos utilizadores, para começarem a seleccionar o que deveria ser visto ou escondido, que foram crescendo as preocupações sobre o que estaria por trás desse processo de decisão secreto. Enquanto alguns serviços vão apostando na transparência e deixando que sejam os utilizadores a escolherem o que ver, neste caso do Instagram temos apenas uma explicação genérica que refere que a selecção é feita com base em indicadores como: a actividade do utilizador (o que viu, gostou, comentou, etc.), popularidade do conteúdo (se tem muitas pessoas a fazer like e comentarem), a pessoa em questão (se interagimos com ela frequentemente, etc.), e o nosso histórico.

Claro que tudo isso são apenas factores que, a par de outros, são atirados para a "caixa negra" que depois toma a decisão, e que continua a ser algo mantido em segredo.


Meta baixa preço dos Quest 2

A par do pré-anúncio dos novos Quest 3, a Meta aproveitou também a apresentação iminente dos óculos VR da Apple para baixar o preço dos actuais Quest 2.

Os Quest 2 baixam dos $399.99 para os $299.99 na versão de 128 GB, e dos $429.99 para os $349.99 na versão de 256 GB. São descidas bem vindas, mas que apenas servem para repor o preço que já deveriam ter há muito: a Meta aumentou $100 ao preço de ambos os modelos o ano passado.


Microsoft Teams com comunidades e geração de imagens AI

A Microsoft está a fazer chegar novas funcionalidades à versão gratuita do MS Teams para Windows 11, incluindo as comunidades e acesso ao sistema de geração de imagens AI do Windows Designer.

As comunidades no Microsoft Teams tinham sido lançadas em Dezembro e passam a estar acessíveis directamente a partir do Teams, o que pode revelar as intenções da MS para o Teams a longo prazo, potencialmente transformando-o num rival do Discord e outros serviços. Também para isso contribuirá a integração do sistema de geração de imagens AI, que facilita a criação de todo o tipo de imagens sem que seja necessário sair da app. No entanto, neste tipo de coisas torna-se extraordinariamente difícil convencer pessoas a mudar de plataforma, já que é preciso que toda uma comunidade concorde em mudar-se da plataforma que já utiliza. Pelo que, vai ser interessante ver que mais tácticas a MS irá utilizar para tentar atrair utilizadores para o Teams.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato MP3 foi criado em 1993 pela Fraunhofer e permitiu efectuar uma compressão sem precedentes de música sem perda aparente de qualidade. Naquele tempo, comprimir uma única música podia demorar dezenas de minutos; mas o seu tamanho reduzido veio possibilitar que se começassem a transferir músicas através da internet - algo inicialmente visto como sendo um novo apocalipse que iria ditar o fim da indústria musical, mas que hoje em dia permite o esmagador sucesso dos serviços de streaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)