2023/07/07

A eterna lentidão dos computadores modernos

Com os computadores ultra-rápidos actuais, justifica-se que a sua utilização acabe por ser mais lenta do que a que se tinha em computadores do início do século?

Eis um tópico que nos é muito querido, e que nos relembra do enorme desperdício que se tornou tão comum nos dias de hoje, ao ponto de já quase ninguém estranhar. No entanto, é impossível ficar indiferente quando se vê um computador do ano 2000, com CPU a funcionar a uns vagarosos 600 MHz, com apenas 128 MB de RAM e um disco rotativo, e que ainda assim é capaz de realizar operações de forma "instantânea" - e depois ver as mesmas operações a decorrerem pausadamente e lentamente num computador moderno, com CPU Core i5 a 2.4GHz, com 8 GB de RAM e SSD.


É certo que há mil e um factores a ter em conta, mas que não deveriam servir de desculpa. Qualquer que seja a explicação, não deveria ser aceitável ou admissível que qualquer operação "normal" num computador moderno, com um sistema operativo moderno, não fosse realizada com o mesmo nível de rapidez que se vê naquele velho computador do início do século. Na verdade, com todo o poder dos CPUs, memória e SSDs, que temos à disposição, os computadores até deveriam ser capazes de prever o que estamos prestes a fazer e antecipar-se, de modo a que tudo estivesse pronto a ser realizado assim que o utilizador fizesse o toque, clique ou carregasse na tecla que confirma a operação.

Com tanta preocupação que existe com o desperdício de energia, talvez também se devesse começar a olhar para todo o desperdício que diariamente é feito em milhares de milhões de computadores, por conta de software ineficiente que usa a velha táctica do "não faz mal se é lento, compra-se um computador mais rápido".

7 comentários:

  1. Para não falar que se tornou quase impossível saber o que o computador está a fazer na maior parte do tempo.. antes quando abriam-mos uma aplicação, a luz do disco piscava, a aplicação abria e a luz do disco parava de piscar, agora até já muitos computadores deixaram de ter luz que mostra o acesso ao disco, porque está constantemente a piscar... seja para actualizações de software, seja para verificação de malware, seja para pre-caching, seja para correr malware... os computadores cada vês têm mais "vontade própria" e simulam um ecossistema de seres vivos que moram todos ali mas a maior parte precisa de manter contacto com os seus progenitores/chefes e evoluir e passar a comer mais recursos e trazer amigos, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu durante muitos anos ainda me dava ao trabalho de controlar todo e cada processo que era aberto no Windows, para evitar o desperdício de recursos... Mas acabei por ser derrotado pelo cansaço disso ser uma autêntica missão impossível, em grande parte devido à muito má programação de muitos programas.

      Irritam-me particularmente todos os programas que acham boa ideia manter um processo próprio a tempo inteiro só para gerir as actualizações; quando isso era algo que devia ficar pendurado numa tarefa agendada no task scheduler, ou feito quando se abrisse o programa.

      Eliminar
  2. Até que enfim que alguém pensou como eu! Já ando a dizer isto desde o windows XP!

    ResponderEliminar
  3. A culpa desse problema é do abuso de quem cria software, face ao hardware. Há pouca ou nenhuma preocupação com a utilização de recursos, falta de otimização dos sistemas operativos. O hardware não tem evoluído tão rápido, e o software é cada vez mais pesado. Hoje em dia até um simples pacote de drivers de gráfica da Intel ou nVIDIA supera 1GB.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A lentidão soa computadores tem sido um sos aspetos que mais me tem afastado das tecnologias digitais.

    Nesse aspeto, tem sido uma fantástica ajuda.

    (Mas quando preciso, é uma frustração.)

    ResponderEliminar
  6. Desde que se saltou do 2000 ou do XP para a frente, a lentidão sente-se, excepto talvez o boot quando os SSD chegaram. E pior o sistema degrada-se no tempo. No W98 tudo voava. Hoje em dia é um pavor e eu tenho só W10. Quando instalo W10 em portáteis com 5+ anos, mesmo com 16Gb RAM é risível ver os dual core a arrastarem. Mas depois instalo um Mint xfce e eles voam.

    ResponderEliminar