Depois de muitos anos de espera, a NASA prepara-se para o voo inaugural do seu avião de teste X-59.
Desde a desactivação do Concorde que o mundo perdeu os aviões supersónicos comerciais, mas em breve poderão regressar em novas gerações bastante mais evoluídas e, sobretudo, silenciosas. O X-59 da NASA faz parte desse desenvolvimento, tendo sido concebido para voar a velocidades supersónicas sem causar o estrondo sonoro habitual, o que poderá potenciar voos supersónicos sobre terra.
Isto porque, um avião supersónico não faz apenas um único "boom sonoro" ao passar a barreira do sim, mas cria um estrondo contínuo ao longo de todo o seu percurso, que pode provocar danos (como partir janelas) no solo. Por isso mesmo os voos supersónicos do Concorde eram limitados a rotas sobre o oceano, para evitar esse problema. Se a NASA demonstrar com sucesso a capacidade do voo supersónico "silencioso", abrem-se as portas para muitas mais rotas comerciais que até agora estariam inacessíveis aos aviões supersónicos (não que os tenhamos!).
Ainda há muitos testes pela frente antes que o X-59 faça o seu primeiro voo, mas resta esperar que não sejam detectados problemas ou imprevistos, para podermos ver este avião futurista a voar no céu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)