2023/07/10

Notícias do dia

A eterna lentidão dos computadores modernos; Scribble Diffusion transforma rabiscos em obras de arte AI; sistemas de monitorização de energia solar vulneráveis a hackers; satélites Starlink fizeram 25 mil manobras em 6 meses para evitar colisões em órbita; como funcionava o sistema Technicolor do cinema a cores; Twitter perde utilizadores revela a Cloudflare; Reddit ameaça expulsar moderadores que mantiverem comunidades com classificação para adultos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

UE chega a acordo para transferência de dados com EUA

Após duas tentativas falhadas, à terceira foi de vez. A União Europeia chegou a acordo com os EUA para novo pacto referente à transferência de dados dos seus cidadãos. Este era o processo que já tinha feito a Meta ameaçar com o potencial encerramento dos seus serviços nos espaço Europeu, mas que não se sabe ainda se virá a ter impacto na decisão sueca de proibir o uso do Google Anayltics pela recolha excessiva de dados.

Pelo menos, deverá ser suficiente para que os serviços da Meta (e muitos outros, como o uso do ChatGPT e modelos AI da OpenAI e outras empresas) possam manter-se em operações na UE pelos próximos anos, mesmo que com menor recolha de dados do que essas empresas gostariam.


Massachusetts pode proibir venda e compra de dados de localização dos cidadãos

Nos EUA assiste-se a uma situação inédita, em que o estado de Massachusetts se pode tornar no primeiro a implementar uma proibição completa da compra e venda de dados referentes à localização dos seus cidadãos.

Estes dados são incrivelmente valiosos para inúmeras empresas, e muitas vezes usado para usos abusivos (nos EUA, perante a proibição dos abortos em vários estados, há quem esteja a usar esses dados para procurar pessoas que tenham estado em clínicas). A proibição da sua comercialização viria impedir muitos desses abusos, mas também fará com que as empresas que têm acesso directo a esses dados, como operadores de telecomunicações e gigantes tecnológicos que obtêm esses dados através das suas apps e serviços, passem a ter um trunfo ainda maior sobre as demais empresas que não têm (mas gostariam de ter) acesso a esses dados.


Serviço de saúde britânico alvo de novo ataque

https://techcrunch.com/2023/07/10/uk-hacks-public-sector-nhs-ransomware/? O serviços nacional de saúde britânico - NHS - parece ter sido alvo de um segundo ataque informático. Depois de um ataque que roubou dados referentes a 1.1 milhões de pacientes, que tinha sido cedido a uma universaidade para efeitos de investigação, enfrenta um novo ataque que poderá ser de muito maior dimensão.

O grupo de ransomware ALPHV / BlackCat diz ter roubado 70 TB de dados privados, o que se tornaria num dos maiores roubos de sempre deste tipo de dados. Considerando que estes dados são particularmente sensíveis e podem revelar informação altamente confidencial sobre os cidadãos, é impossível preverqual será o impacto a longo prazo desta situação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Oppo iniciou actividade na China em 2004. Nos últimos anos tornou-se no maior fabricante chinês de smartphones, tendo também feito uma forte expansão nos países ocidentais onde ficou com caminho livre depois da Huawei ter sido bloqueada pelos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)