2023/08/16

Notícias do dia

Onde vão estar os novos radares de velocidade média que entram em acção a 1 de Setembro; Apple indecisa com botão de terminar chamada no iOS 17; Google com resumos AI das páginas no Chrome; táxis autónomos voltam a entupir trânsito em São Francisco; Tesla lança Model S e X Standard Range com bateria limitada por software; e Android 14 vai dificultar a vida a notificações full-screen abusivas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB Anker 4-portas.

Elon Musk diz que vai aparecer em casa de Zuckerberg para lutar com ele

O caso do suposto combate entre Musk e Zuckerberg vai ficando cada vez mais surreal. Depois de ter lançado o desafio, que foi aceite por Zuckerberg, Musk tem avançado com ideias cada vez mais mirabolantes enquanto se recusa a confirmar uma data concreta, como querer fazer o combate em Itália ao estilo da Roma Antiga, e depois dizendo que talvez fosse boa ideia fazerem um combate de treino antes do combate definitivo. Zuckerberg disse já estar farto de tanta palhaçada, dizendo que não quer ouvir mais de Musk a não ser que seja uma data concreta e sem mais tretas.

E que faz o senhor Musk? Diz que irá conduzir até a casa de Mark Zuckerberg, e que fará o combate caso ele abra a porta. Não seria propriamente o comportamento mais racional, seja entre bilionários ou pessoas normais...
Zuckerberg nem estava na região nesta altura, mas obviamente que Musk já está a usar isto como mais combustível para dizer que é Zuckerberg que está a falhar ao prometido, apresentando uma cronologia que convenientemente ignora por completo o facto de Zuckerberg já ter avançado com datas concretas a que Musk nunca respondeu.
Infelizmente, e como já era previsível desde o início, tudo isto está a tornar-se num exemplo prático da velha máxima que se aplica aos trolls na internet: "Nunca sejas arrastado para uma discussão com um troll. Tal como tentar lutar um porco numa pocilga, ele vai gostar da diversão e é tu que acabas cheio de merda."


X / Twitter aplica atraso de 5s para sites que Musk não gosta

Parecendo validar aqueles que criticam Elon Musk de estar a gerir o Twitter / X como o seu parque de diversões privado, onde é ele que define e altera as regras conforme lhe apetece, eis que o X começou a aplicar um atraso de 5 segundos quando se quer abrir um link para um site ou serviço que Musk não aprecia.

Quem clicasse num link do Facebook, Instagram, Bluesky Substack, NY Times, e outros (que já foram, de uma forma ou de outra, criticados por Musk), era confrontado com uma espera de cinco segundos aplicada pelo serviço t.co do Twitter, antes de ser enviado para o site em questão. Entretanto esse atraso começou a ser removido, mas volta a servir com "lenha" para alimentar a fogueira de todos os que se têm afastado do Twitter / X devido às atitudes de Musk.


Empresa de moderação arrependida por ter trabalhado para o Facebook

Uma empresa do Quénia está profundamente arrependida de ter aceite um contrato para fazer moderação de conteúdos para a Meta, expondo os seus funcionários a conteúdos extremamente violentos e traumáticos que até levaram alguns deles a processarem a empresa pelos danos psicológicos causados.

A empresa focava-se principalmente na categorização de vídeos para treino de modelos AI (como sinalizar em vídeos que partes são uma estrada, semáforos, pessoas, prédios, etc.) e este trabalho de moderação para remoção de conteúdos gráficos era algo que a empresa esperava fazer como forma de melhorar ferramentas de remoção automática de conteúdos violentos. No entanto, não estava a contar com o nível de coisas com que se iria confrontar, com um dos funcionários que está a processar a empresa a dizer que a primeira coisa com se deparou foi um vídeo que mostrava alguém a ser decapitado, e que ainda hoje o atormenta.

Deveria ser obrigatório formação e acompanhamento especializado constante para quem se dedica a este tipo de actividade, e não algo que é atirado para pessoas que ganham valores ultra-reduzidos a quem é dito que "apenas" têm que ver se algo está dentro dos limites do que é aceite para publicação numa plataforma.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: A Sony PS5 vem equipada com 16 GB de memória GDDR6 mais 512 MB de DDR4 e um CPU octa-core de 3.5 GHz. A PlayStation original tinha 2 MB de RAM, 1 MB de VRAM, e um CPU que trabalhava a 33.9 MHz (0.03 GHz).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)