Em resposta a um processo relativo ao RGPD, o YouTube vai facilitar a exportação dos vídeos para plataformas concorrentes.
É pena que seja necessário chegar-se à via da legislação para que os serviços e plataformas reconheçam que os dados dos utilizadores pertencem aos utilizadores.
Neste caso, uma queixa de uma startup italiana faz com que o YouTube anuncie três medidas que facilitarão a exportação dos vídeos, para que os utilizadores os possam transferir para outras plataformas. As primeiras duas dizem respeito a melhorar o processo de exportação dos vídeos e dados através do Google Takeout, a terceira possibilitará a transferência directa dos vídeos do utilizador para uma plataforma concorrente sem que se tenha que passar pelo moroso e ineficiente processo de ter que descarregar gigabytes de dados para que sejam enviados novamente para a nova plataforma.
Este é o tipo de coisa que, mais do que estar disponivel como "especial favor" aos utilizadores, deveria ser algo que se pudesse assumir como sendo das funcionalidades básicas de qualquer serviço online. Esperemos que, à custa de exemplos como este, isso se venha a tornar cada vez mais comum.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)