2023/09/29

Google quis piorar resultados da pesquisa para impingir mais publicidade

Emails internos da Google revelam que a equipa da publicidade tentou manipular resultados das pesquisas para impingir mais publicidade aos utilizadores.

Estas comunicações internas foram reveladas durante o processo que decorre nos EUA contra a Google, e são referentes a Maio de 2019. Nelas, podemos ver alguém pertencente à equipa de publicidade a queixar-se que não iriam conseguir cumprir com as quotas pretendidas, e avança com um pedido à equipa da pesquisa e do Chrome, para "fazerem um jeitinho" de modo a impingirem mais publicidade aos utilizadores.


Este email, por si só, não esclarece se o pedido foi acedido pela equipa da pesquisa; mas o simples facto de existir - além da forma maquiavélica como foi redigido, começando por dizer que não é algo que queiram que seja feito, para de seguida fazer chantagem emocional para que seja feito - já é suficientemente preocupante, e mostra os riscos inevitáveis de se terem empresas de tal dimensão que englobam toda uma vasta gama de serviços onde, inevitavelmente (como fica demonstrado) se cede à tentação de explorar uma das áreas para penalizar os utilizadores em benefício de outra área da empresa.


Curiosamente, isto aconteceu em 2019, o ano seguinte à Google ter removido o "don't be evil" do seu código de conduta. Coincidência, ou prenúncio do que estava para vir?

1 comentário:

  1. Já para não falar dos dark patterns na publicidade no Gmail no browser. Onde o botão da publicidade muda de sítio para acidentalmente carregarmos na publicidade. Honestamente para mim já perderam a credibilidade há mt tempo

    ResponderEliminar