2023/09/29

Notícias do dia

Google quis piorar resultados da pesquisa para impingir mais publicidade; CEO do X não tem X no primeiro ecrã do seu iPhone; Apple reduz potência do iPhone 12 em França para ficar dentro do limite de emissões; Paint ganha geração de imagens AI via Dall-E; e Disney+ combate partilha de passwords no Canadá.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Microsoft tentou vender Bing à Apple em 2020

A pesquisa nos iPhones podia ser bem diferente do que é actualmente. Em 2020 a Microsoft tentou vender o Bing à Apple, para que passasse a ser usado como o motor de pesquisa nos iPhones em vez do Google.

O negócio acabou por não se concretizar, e a Apple continua a usar o Google como motor de pesquisa nos iPhones - algo pelo qual a Google paga um valor astronómico. De qualquer forma, e tendo em conta que a Apple investiu para criar o seu próprio serviço de mapas, não deixa de ser intrigante pensar porque não terá decidido fazer o mesmo a nível da pesquisa e criar o seu próprio motor de busca. Talvez seja algo que ainda esteja em consideração e que possa voltar a ser abordado com a obrigatoriedade de investir em força nas tecnologias AI para acompanhar os serviços que têm surgido.


Apple "perdida" no projecto do seu carro?

Ming-Chi Kuo diz que o projecto do carro da Apple parece estar completamente sem rumo e sem grandes possibilidades de resultar num produto real nos próximos anos, a não ser que a Apple opte pela via de comprar um qualquer fabricante que lhe permita acelerar consideravelmente as suas ambições.

Talvez por agora a Apple se esteja a focar em tentar convencer os fabricantes a adoptarem a nova geração do CarPlay, que pode assumir o controlo do painel de instrumentos - mas podendo ser algo a que os fabricantes não estejam muito receptivos, para não ficarem dependentes da Apple.


Amazon prepara novo projector para transformar superfícies em interfaces

Depois de se ter aventurado num projecto falhado que usava projectores interactivos para criar brincadeiras para crianças, a Amazon parece estar a trabalhar num novo projecto em que utilizará projectores para criar smart displays em qualquer superfície.

Com este dispositivo seria possível ver receitas no balcão de uma cozinha, ou ver quem está a tocar à porta, e também interagir com esses conteúdos através de gestos ou por comandos de voz através da Alexa. O risco seria sujeitarmos-nos a que, passado alguns meses, a Amazon decidisse que começaria a cobrar uma mensalidade em função do número de dedos que se quisesse usar, ou a quantidade de sílabas faladas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Zigbee é um protocolo de baixo consumo criado para coisas como a automação doméstica, iniciado em 2002 pela Zigbee Alliance. Permite criar sensores e dispositivos wireless a pilhas / baterias com autonomia para mais de um ano, numa rede mesh autoconfigurável que permite que alguns dispositivos expandam o alcance da rede de forma automática.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)