A Google apresentou os seus Pixel 8 e Pixel 8 Pro, que pela primeira vez vêm com garantia de sete anos de actualizações do sistema - mas a promessa pode ser um pouco enganadora.
Quando os rumores começaram a surgir quanto aos sete anos de suporte, imaginava-se que seria algo como cinco anos de actualizações do sistema e sete anos de actualizações de segurança. Mas, a Google levou mesmo a coisa a sério, e promete sete anos de actualizações de sistema, pelo que assegura que os Pixel 8 irão ter direito ao Android 21 (se se mantiver o ciclo de lançamentos anuais).
Sem dúvida que são notícias excelentes, que no entanto acabam por ser penalizadas pelo sistema de diferenciação de funcionalidades que a Google tem estado a aplicar. Há inúmeras funcionalidades que a Google só está a disponibilizar no Pixel 8 Pro, apesar do Pixel 8 ter o mesmo chip e tecnicamente também as poder replicar. A Google até limita algumas funcionalidades que são processadas na cloud, e que poderiam ser disponibilizadas em qualquer smartphone. O que é que isso tem a ver com o caso? Pois bem, se isso é algo que a Google já está a fazer para diferenciar o Pixel 8 Pro do Pixel 8, facilmente se pode antever que também o fará no próximo ano quando lançar o Pixel 9 Pro, com novas funcionalidades exclusivas que não serão disponibilizadas nos modelos deste ano, e assim sucessivamente.
É certo que isto não é um caso isolado. A Apple também disponibiliza actualizações por muitos anos, mas com os iPhones mais antigos a não terem acesso às funcionalidades mais recentes.
Teremos que aguardar para ver se estes 7 anos de actualizações garantidas nos Pixel 8 irá ser realmente tão benéfica quanto se poderia querer, ou se será usado apenas para efeitos de marketing, para mostrar tudo aquilo que não se tem por não se ter um Pixel mais moderno.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fantástico.
ResponderEliminarFinalmente acabaram com a maior lacuna do Android face aos iPhones.
E era esta a minha única de preferir e recomendar um iphone. Finalmente acabou.
:-)