A nova geração de chips M3 da Apple confirma as melhorias prometidas pela Apple.
A Apple apresentou a nova geração de chips M3 a par de novos iMacs e MacBooks Pro, e já começam a surgir os primeiros benchmarks para verificar se realmente cumprem com as promessas feitas pela Apple.
O M3 Max obteve cerca de 3000 pontos single-core e 21000 pontos multi-core no Geekbench 6, valores idênticos aos do M2 Ultra (2800/21000). Um resultado significativo tendo em conta que o M3 Max é um chip com 16-cores e de 30 W, enquanto o M2 Ultra é um chip com 24-cores e de 60 W.
De qualquer forma, também a Apple começará a sentir as dificuldades de apresentar melhorias "substanciais" a cada nova geração, especialmente agora que chegou aos chips de 3nm e será necessário esperar mais alguns anos até se poder começar a falar de chips de 2nm e 1nm (até mesmo os chips de 3nm continuarão a estar reservados para chips topo de gama e dispendiosos durante os próximos anos).
Adicionalmente, não poderemos ignorar a pressão que tem havido para se mudar da arquitectura ARM para chips com arquitectura RISC-V open-source, que evitariam a necessidade de pagar licenças à ARM, e onde se pode assistir a um boom idêntico ao que a arquitectura ARM sentiu na última década.
2023/11/06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)