2023/11/27

Frore mostra MacBook Air com AirJet

A Frore demonstrou as vantagens do seu sistema de ventilação solid-state AirJet num MacBook Air.

No mês passado falamos do curioso sistema de ventilação AirJet da Frore Systems aplicado num mini-PC da Zotax. Agora, a Frore tenta ganhar visibilidade acrescida, aplicando-o num MacBook Air.

O AirJet consiste em pequenos módulos que, sem necessidade de ventoinhas ou partes móveis, conseguem criar um fluxo de ar que aumenta drasticamente a capacidade de dissipação. A escolha de um MacBook Air não terá sido feita por acaso, demonstrando que pode ser aplicado em portáteis de espessura reduzida, e permitindo que mantenham um nível de desempenho superior. Enquanto num MacBook Air de origem o desempenho se começa a degradar à medida que as temperaturas vão subindo, no modelo equipado com os módulos AirJet podemos usufruir do máximo desempenho de forma contínua.
Se por um lado a demonstração é eficaz a demonstrar a sua eficácia e capacidade de ser aplicada em dispositivos com espessura reduzida, fica por demonstrar o impacto que o sistema poderá ter na autonomia. A Frore diz que cada módulo AirJet gasta 1 W para remover 4.5 W de calor, e neste caso o MacBook Air estava equipado com três módulos, com consumos que andavam perto dos 5 W. Por outro lado, é certo que o sistema também só precisaria entrar em acção quando as temperaturas subissem para níveis que começariam a afectar o desempenho.

A grande questão é saber se os fabricantes estarão dispostos a investir neste sistema, que representará sempre custos adicionais, para algo que só irá entrar em acção ocasionalmente. Mas tendo em conta que a questão térmica acaba por ser o maior factor de limitação do desempenho dos chips actuais, pode ser que se comece a ver estes AirJet em máquinas mais vocacionadas para alto-desempenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)